Em Washington, Paraná recebe certificado da OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa

Governador Ratinho Junior participa de cerimônia na sede da OPAS/OMS; estado é o primeiro da América do Sul a conquistar o reconhecimento

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto Imagem ilustrativa / Geraldo Bubniak / AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior viaja a Washington (EUA) na próxima segunda-feira (25) para receber o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, entregue pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Em maio, o Paraná foi o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido como Amigo da Pessoa Idosa pela OMS, o que garantiu a filiação à rede internacional. A secretária da Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, também estará na solenidade.

O título coloca o Paraná em um grupo restrito de estados e províncias do Japão, México, Austrália e Canadá que adotam políticas públicas para tornar os ambientes urbanos mais acessíveis, seguros e inclusivos. Entre as ações que sustentaram a certificação estão o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, parcerias para qualificação de cuidadores, construção de moradias adaptadas, gratuidade no transporte intermunicipal e políticas habitacionais específicas, como o Casa Fácil Paraná Terceira Idade, que subsidia até R$ 80 mil para a entrada de imóveis destinados a idosos.

Atualmente, o Paraná concentra 38 das 51 cidades brasileiras reconhecidas pela OMS como amigas da pessoa idosa, o que representa 76% do total. Projeções do Ipardes indicam que, até 2027, o estado terá mais idosos do que jovens com menos de 15 anos, marcando uma virada demográfica histórica. Durante a agenda em Washington, Ratinho Junior também se reunirá com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Citigroup.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9