Embrapa Soja celebra 50 anos e reforça protagonismo na pesquisa agropecuária brasileira

A Embrapa Soja desenvolveu cerca de 440 cultivares e abriga um dos maiores bancos de germoplasma de soja do mundo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Elizeo Garcia

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa Soja, localizada em Londrina (PR), celebrou 50 anos de atuação com uma série de ações comemorativas que destacam seu papel fundamental no desenvolvimento da sojicultura no Brasil. Desde sua fundação em 1975, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi decisiva para transformar o Brasil no maior produtor mundial de soja, com 167 milhões de toneladas estimadas na safra 2024/25, segundo a Conab.

As comemorações incluem a publicação de um material especial sobre a história e perspectivas da soja, um hotsite com linha do tempo, conteúdos educativos e eventos como o workshop “Embrapa Soja 50 anos: histórico e perspectivas”, em 26 de maio, e o X CBSoja e Mercosoja 2025, entre 21 e 24 de julho, em Campinas (SP).

A Embrapa Soja desenvolveu cerca de 440 cultivares e abriga um dos maiores bancos de germoplasma de soja do mundo. Suas inovações permitiram a adaptação da cultura ao clima tropical, contribuindo para uma produção mais eficiente e sustentável. Tecnologias como o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o uso de bactérias fixadoras de nitrogênio trouxeram ganhos ambientais e econômicos expressivos, como a economia de US$ 25 bilhões em fertilizantes nitrogenados em 2023.

Com 252 funcionários, dos quais 61 são pesquisadores altamente qualificados, a unidade continua sendo referência em ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio, contribuindo também com o desenvolvimento de outras culturas, como o trigo e o girassol. Com informações: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9