Empreendedora de Londrina conquista 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Ana Paula Furukawa venceu na categoria Ciência e Tecnologia com a edtech Decola; Paraná foi o 2º estado com mais inscrições no Brasil

A força do empreendedorismo feminino no Paraná foi celebrada na noite desta quarta-feira (20), durante a cerimônia estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizada na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Ao todo, 15 empreendedoras foram reconhecidas em cinco categorias: Negócios Internacionais, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia, Microempreendedora Individual (MEI) e Pequenos Negócios.
Na categoria Ciência e Tecnologia, o destaque foi para a londrinense Ana Paula Furukawa, fundadora da edtech Decola, que conquistou o 1º lugar estadual. Apaixonada pela transformação que a educação pode gerar, Ana Paula levou ao prêmio um projeto que une escola e cultura startup. Em pouco mais de dois anos de atuação, a Decola já alcançou 10 mil alunos atendidos; 500 professores envolvidos; 1.000 projetos de inovação desenvolvidos; e 300 atores do ecossistema conectados.
“O diferencial da nossa metodologia é trazer o espírito das startups para dentro da escola. Integramos diferentes disciplinas para resolver problemas reais da comunidade, transformando a escola em polos de inovação”, explicou a empreendedora.
Além de liderar a edtech, Ana Paula foi a primeira mulher presidente da Governança APL TIC, em 2023, e hoje está à frente da Governança Redfoot, comunidade das startups do Norte do Paraná.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou que o prêmio representa mais do que mérito individual: “As mulheres fazem a diferença, tornam os ambientes de negócios mais inclusivos e humanos. O futuro dos negócios tem voz, rosto e coração feminino”. As vencedoras estaduais agora avançam para a etapa regional, onde disputarão uma vaga para a fase nacional do prêmio, considerada a mais importante premiação de empreendedorismo feminino no Brasil.