Encontradas pequenas crateras com água na Lua
Durante a missão chinesa Chang'e-5, cerca de 1,7 quilogramas de solo foram retirados, incluindo 32 esferas com água

Foi descoberto por cientistas pequenas crateras com água na superfície da Lua, as quais se formaram após impactos violentos de pedras que vagavam pelo espaço e colidiram com o solo lunar. Esta descoberta foi publicada em um estudo na revista Nature Geoscience e pode representar um importante reservatório de água para auxiliar futuras atividades humanas na Lua.
O alinhamento de 5 planetas e a Lua em raro ‘desfile’ no céu
A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira (27), após a análise de amostras da missão chinesa de 2020. Os cientistas acreditam que a água encontrada nestas esferas pode ser utilizada como suplemento alimentar e combustível em futuras expedições na Lua. Embora a Lua não tenha reservatórios de água como a Terra, os pesquisadores acreditam que partes ocultas da Lua escondem muita água.
A descoberta é vista como uma grande promessa para o futuro, e a água dentro dessas esferas pode ser liberada através do aquecimento, dando origem ao vapor que se condensa e se torna água novamente. Durante a missão chinesa Chang’e-5, cerca de 1,7 quilogramas de solo foram retirados, incluindo 32 esferas com água. A cápsula que trouxe as amostras caiu na Mongólia. Esta missão chinesa é a primeira a trazer solo lunar desde as missões soviéticas em 1969 (170 gramas) e dos Estados Unidos em 1972 (382 quilogramas).
Com informações da Agência Brasil e RTP-Lisboa.