Enem 2025: segunda etapa do exame ocorre neste domingo em todo o país; provas terão cinco horas de duração

Candidatos farão questões de matemática e ciências da natureza; reaplicação está prevista para dezembro para inscritos afetados por problemas logísticos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A segunda etapa do Enem 2025 será aplicada neste domingo (16), a partir das 13h30 (horário de Brasília), em 1.805 municípios nas 27 unidades da Federação. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h. No primeiro dia, mais de 3,5 milhões de candidatos compareceram às provas, e mesmo os ausentes podem participar da etapa de hoje. Por causa da COP30, os inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Neste domingo, os participantes responderão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). A prova terá duração de cinco horas, com término às 18h30 — 19h30 para quem tem direito a tempo adicional e até 20h30 para usuários da videoprova em Libras. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas. Todos os horários seguem o fuso de Brasília. O Inep reforça que não haverá prorrogação para preenchimento do cartão-resposta ou da redação.

A reaplicação está prevista para 16 e 17 de dezembro para candidatos afetados por desastres naturais — como os inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por tornado — ou por doenças previstas no edital. O pedido deve ser feito de 17 a 21 de novembro na Página do Participante. Entre os itens obrigatórios, estão documento oficial com foto e caneta preta de material transparente. A declaração de comparecimento deve ser impressa previamente, caso o participante necessite. A edição 2025 ainda traz novidades, como inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública, retorno da certificação do ensino médio e autorização do Sisu 2026 para uso das notas das edições de 2025, 2024 e 2023.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9