Entidades médicas defendem mamografia de rastreio a partir dos 40 anos

Dados apontam que 22% das mortes por câncer de mama em 2024 ocorreram em mulheres com menos de 50 anos, e 34% em mulheres acima de

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Rodrigo Nunes / MS

Organizações médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer recomendando a realização de mamografias de rastreamento para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento busca alterar os critérios da ANS para certificação de planos de saúde no novo programa de valorização das boas práticas no tratamento do câncer.

Atualmente, a recomendação oficial segue o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que indica mamografias bienais apenas para mulheres entre 50 e 69 anos. No entanto, as entidades argumentam que essa faixa etária exclui uma parte significativa da população e que o diagnóstico precoce pode reduzir mortalidade, recidivas e custos de tratamento. Dados apontam que 22% das mortes por câncer de mama em 2024 ocorreram em mulheres com menos de 50 anos, e 34% em mulheres acima de 70.

O Inca, por outro lado, questiona a efetividade da ampliação da faixa etária de rastreamento, ressaltando que o debate deve considerar os impactos do diagnóstico em pacientes assintomáticas. A ANS ainda avalia as contribuições antes de definir os critérios finais da certificação dos planos de saúde.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9