Equipes da UniFil de Londrina e Polícia Ambiental resgatam onça capturada em armadilha em Ribeirão Claro
O animal estava preso em uma armadilha montada pelo dono da propriedade, que vinha constatando a morte de frangos atacados pelo felino. Depois de sedada e removida para o HV da UniFil em Londrina

Uma onça-parda foi resgatada, no domingo (28), por equipes da Polícia Ambiental e Hospital Veterinário (HV) da UniFil, em uma fazenda no município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná. Ela estava presa em uma armadilha montada pelo dono da propriedade, que vinha constatando a morte de frangos atacados pelo felino. Depois de sedada e removida para o HV da UniFil em Londrina, a fêmea jovem de aproximadamente oito meses e 18 quilos passou por ultrassom, raio X e exames de sangue.
“A onça está dentro dos parâmetros normais, bem de saúde. Vai ser solta na natureza nos próximos dias”, informou a médica veterinária Daniele Martina, coordenadora do Hospital Veterinário e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Neste ano, o HV da UniFil já acompanhou o resgate, atendeu e reabilitou nove onças-pardas. Sete foram reintegradas à natureza, uma está em fase final de recuperação para ser solta no início de 2026 e a outra é essa capturada em Ribeirão Claro.
“Conseguimos salvar todas com a capacidade e a dedicação da equipe do hospital da UniFil, que oferece estrutura especializada para acolher animais silvestres”, ressaltou a coordenadora Daniele Martina. O resgate deste domingo foi comunicado à Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, que vai definir o local da soltura. Também participaram da ação o sargento Douglas e outros integrantes da Polícia Ambiental, a médica veterinária Isadora e os estagiários Pablo e Gabriela, do HV da UniFil. Com informações da assessoria de imprensa.

