Escolas da rede municipal de Londrina retomam atendimento presencial ao público na segunda-feira

O retorno do suporte presencial vale, concomitantemente, para todas as 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 64 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Os pais ou responsáveis pelos alunos que estão solicitando uma vaga ou buscam se transferir no ano letivo de 2026 podem comparecer às escolas para receber orientações e realizar estes e outros procedimentos regulares. Foto: Emerson Dias/N.Com

A pouco mais de duas semanas para o início das aulas na rede municipal de ensino de Londrina, programado para 5 de fevereiro, as secretarias das unidades escolares retomarão os atendimentos ao público na próxima segunda-feira (26). O retorno do suporte presencial vale, concomitantemente, para todas as 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 64 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura. Dessa forma, os pais ou responsáveis pelos alunos que estão solicitando uma vaga ou buscam se transferir no ano letivo de 2026 podem comparecer às escolas para receber orientações e realizar estes e outros procedimentos regulares.

O único dia sem atendimento será na terça-feira (27), quando as equipes das secretarias escolares participarão de uma reunião de capacitação, ocasião em que receberão orientações para nortear os trabalhos do ano letivo. A iniciativa visa alinhar procedimentos, qualificar o atendimento e assegurar maior organização e eficiência nos serviços prestados à comunidade escolar. O período de matriculas, iniciado no dia 2 de janeiro deste ano, segue aberto pela internet no site matriculas.londrina.pr.gov.br. O processo é voltado aos estudantes oriundos da rede privada, de outras cidades ou que desejam se transferir de uma unidade municipal a outra, abrangendo turmas do P4 até o 5º ano.

A rematrícula para os alunos que permanecerão na mesma unidade escolar já havia sido realizada em 2025, entre o final de novembro e o início de dezembro. Conforme levantamento do setor de Matrícula e Documentação Escolar, que vem recebendo e gerindo as demandas, até o momento foram registradas 2.415 solicitações, entre vagas novas e pedidos de transferência para turmas do P4 ao 5º ano. Os encaminhamentos são realizados conforme a disponibilidade de vagas nas unidades escolares pretendidas. Até o final de janeiro, as escolas continuam entrando em contato com os pais e responsáveis, por meio do número telefônico cadastrado no sistema, para agendamento da matrícula. Para instruções ou dúvidas, os contatos da SME são o (43) 3375-0237 ou (43) 3375-0290.

Segundo o diretor Administrativo e de Planejamento da SME, Junior Cesar Dias, a recomendação é que a solicitação da matrícula seja realizada de forma on-line, garantindo maior agilidade e economia de tempo. “Ainda assim, as equipes escolares estão preparadas para atender as famílias, tirar dúvidas e instruir sobre os trâmites, especialmente a quem possui dificuldade de acesso ou uso da internet”, informou.

Educação Infantil – Os atendimentos da Central de Vagas foram retomados na terça-feira (20). É por meio deste serviço que são geridas as matrículas dos alunos da faixa etária de 0 a 3 anos (CB, C1, C2 e C3), sendo necessário agendar entrevista e cadastro na Central de Vagas pelos telefones (43) 3375-0220 e (43) 3375-0282 da SME. Os encaminhamentos da Central de Vagas para o ano letivo de 2026 foram realizados no mês de dezembro, com base nos cadastros ativos e na lista de espera existente à época, observando rigorosamente os critérios de classificação vigentes. Novos pedidos passam a compor a lista de espera, havendo possibilidade de chamadas novas quando vagas remanescentes não forem preenchidas.

Formação e prática pedagógica – Diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal participarão, antes do início das aulas, da Formação Inicial para Gestores, que irá ocorrer nos dias 29 e 30 de janeiro. Já nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro será a vez dos professores realizarem as atividades de prática pedagógica, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SME). Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9