Espaço Cuidar estima 30 mil atendimentos durante ExpoLondrina 2024

A movimentação de visitantes na Praça do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) – Espaço Cuidar foi intensa durante a ExpoLondrina 2024. A variedade de atividades focadas na saúde e no bem-estar levou cerca de 30 mil pessoas ao local

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Lunartty Souta

A movimentação de visitantes na Praça do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) – Espaço Cuidar foi intensa durante a ExpoLondrina 2024. A variedade de atividades focadas na saúde e no bem-estar levou cerca de 30 mil pessoas ao local. O balanço mostra que este número mais que dobrou em relação ao ano passado, que teve 12 mil atendimentos. Mais de 300 profissionais da saúde, alunos e docentes do Hospital Universitário de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina estiveram envolvidos nas 54 atividades disponíveis no Espaço Cuidar. Foram 14 estações, seis fixas: aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, aromaterapia, cadeira e coletes massageadores, avaliação da sarcopenia e alimentação saudável, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, intoxicações, como agir em uma parada cardiorrespiratória e desengasgo adulto e infantil.

Segundo uma das coordenadoras do Espaço Cuidar, a enfermeira do HU, Demely Ferreira, as práticas interativas foram as mais procuradas. “Até o momento foram 2 mil atendimentos de auriculoterapia, 2.3 mil de massagem, 3.6 mil de aromaterapia, totalizando 7.9 mil atendimentos nas práticas integrativas”, ressalta. Para Demely, essas atividades estimulam o autocuidado “as pessoas relaxam e descansam”, acrescenta. O gerente de vendas da Metronorte, Roger Alfredo dos Santos aproveitou o momento de intervalo para fazer auriculoterapia. “Hoje estou com um pouco de dor de estômago, e senti um alivio imediato com a prática”. A auriculoterapia é caracterizada pela utilização dos pontos específicos das orelhas para tratamento de sintomas associados às diferentes patologias, pequenos cristais que são colocados nesses pontos. “Como não é com a agulha, a pessoa tem que apertar, estimular durante o dia.

Você deixa o cristalzinho por sete oito dias na orelha”, explica a técnica de enfermagem de práticas interativas DASC HU, Cleonice Zeri. As atividades integrativas são realizadas no HU para profissionais e alunos da área da saúde. O Espaço Cuidar ficou na entrada do Parque Ney Braga. “Esse ano tivemos 300 metros quadrados. Temos muitas frentes de promoção à saúde, muitas atividades e cada área procurou trazer o melhor para a ExpoLondrina”, ressalta a diretora de enfermagem do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco. A diretora do HU disse também que a atividade com animais peçonhentos surpreendeu, com 3.7 mil orientações. “Nós temos tido eventos relacionados aos escorpiões, então as famílias têm se preocupado com essa possibilidade”.

Além disso, a estação recebeu alunos das escolas públicas e privadas, curiosos para ver e até interagir com os animais. “Trouxemos uma jiboia e todos quiseram ver”, conta. A coordenadora do Espaço Cuidar, Demely Ferreira, lembra que não tem como falar de saúde sem falar do agro, “abordamos o conceito de saúde única, ou seja, o ser humano não está sozinho ele interage com ambiente, com outras pessoas”, finaliza. Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9