Espetáculo “Herança: Era só o que me faltava” celebra 30 anos do Palhaço Arnica
Montagem gratuita revisita memórias, afetos e tradições da palhaçaria; temporada segue no Sesc Cadeião e na Vila Triolé

O Palhaço Arnica – interpretado há quase 30 anos por Luís Silva – estreia o espetáculo “Herança: Era só o que me faltava” no dia 9 de dezembro, às 19h, na Divisão de Artes Cênicas da UEL (DAC). Novas sessões acontecem no dia 10, às 16h e 19h, com temporada no Sesc Cadeião (31 de janeiro e 1º de fevereiro) e na Vila Triolé (21 e 22 de fevereiro). Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes.
A peça parte de um episódio simbólico: Arnica recebe de herança o baú de um tio palhaço – uma caixa repleta de memórias, objetos e histórias que conectam passado e presente. Com direção de Tiago Marques, o espetáculo mistura humor, poesia visual, música e referências literárias para revisitar o legado da palhaçaria e refletir sobre trajetórias, afetos e ensinamentos transmitidos entre gerações.
Silva, que há décadas atua no universo do riso, afirma que o trabalho dialoga com diferentes linguagens e reconhece Londrina como celeiro de palhaços e artistas independentes. O espetáculo integra o PROMIC, da Secretaria Municipal de Cultura.
O diretor destaca que a obra presta homenagem à tradição circense de transmitir o ofício aos descendentes e aos mestres da palhaçaria, como Picolino, Xupetin e Geleia, cujas referências aparecem como pequenos “easter eggs” ao longo da montagem.
Embora traga reflexões que dialogam com o público adulto, a montagem é totalmente acessível às crianças, com comicidade visual e cenas que podem ser apreciadas por toda a família.
Para Silva, a “herança” é tanto metáfora quanto realidade – ele é casado com a artista Andréia Pimenta (Palhaça Malagueta), com quem compartilha processos, trocas e aprendizagens. “A arte do palhaço vai além do riso: é poesia, crítica, encontro e memória”, resume. A classificação é livre.
Serviço:
“Herança: Era só o que me faltava”, um solo com Luís Silva, o Palhaço Arnica
Estreia
Dia 09 de dezembro, às 19h, na DAC (Av. Celso Garcia Cid, 205)
Dia 10 de dezembro, na DAC em duas sessões: 16h e 19hs
Temporada
Dia 31 de janeiro, no SESC Cadeião, às 19hs. (Rua Sergipe, 52)
Dia 01 de fevereiro, no SESC Cadeião, em duas sessões: 16hs e 19hs
Dia 21 de fevereiro, na Vila Triolé, às 19h (R. Etienne Lenoir, 155)
Dia 22 de fevereiro, na Vila Triolé em duas sessões: 16h e 19h
Projeto patrocinado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
FICHA TÉCNICA
“Herança: Era só o que me faltava”, um solo com Luis Bocão, Arnica
Direção e Dramaturgia: Tiago Marques
Produção: Laura Lopes Vicente
Audiovisual: Yan Maran
Cenotécnico: Luiz Eduardo Pires
Sonoplastia: Marcelo Casagrande
Arte gráfica: Rafael Pereira Costa
Participações especiais: Andrea Pimenta e Miguel Matoso
Assistentes: Miranda Miranda e Thai Guedes

