Espetáculo “O Gigante Egoísta” tem pré-estreia neste domingo em Londrina
Voltado ao público infantojuvenil, o espetáculo propõe uma reflexão poética sobre infância, espaço urbano e pertencimento. A exclusão das crianças de um espaço de alegria se torna metáfora para discutir, de forma sensível, o direito ao brincar

Neste domingo (20), às 15h, o Ibirá das Artes (Rua Cambará, 468) recebe a pré-estreia do espetáculo “O Gigante Egoísta”, do ator Paulo Barcellos. As apresentações seguem até novembro e serão totalmente gratuitas, passando por escolas, praças e espaços culturais. A estreia será no dia 26 de julho, às 15h, na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial). Inspirado no conto de Oscar Wilde, o espetáculo narra a história de um gigante que, movido pelo egoísmo, decide isolar seu jardim e afastar as crianças que brincavam na região. Porém, quando um misterioso menino cruza o caminho do protagonista, isso desperta nele a consciência de que a felicidade só é possível na partilha e na generosidade.
Voltado ao público infantojuvenil, o espetáculo propõe uma reflexão poética sobre infância, espaço urbano e pertencimento. A exclusão das crianças de um espaço de alegria se torna metáfora para discutir, de forma sensível, o direito ao brincar, os limites entre o público e o privado, e a infância como agente de mudança. A encenação se constrói ao ar livre, com uma linguagem acessível e inventiva, e busca aproximar as crianças da arte ao ressignificar objetos cotidianos e reinventar o espaço urbano como território de encontro, escuta e imaginação. Ao final da peça, haverá uma roda de conversa com o público, em que os espectadores poderão expressar o que escutaram, absorveram e apreciaram no espetáculo.
Além de atuar na peça, Barcellos também foi o idealizador do projeto. Ele afirmou que a iniciativa surgiu em 2020, quando morava em São Paulo, mas acabou sendo interrompida. Após retornar à sua cidade natal, Londrina, e passado o período da pandemia, o ator retomou a proposta com ideias mais definidas. “Já estava há quatro anos em Londrina, depois de voltar, e observando a cidade, achei que a peça tinha relação com questões urbanísticas locais. Daí me perguntei: os muros da cidade são apenas de concreto? Ou já estão tão permeados nos bens simbólicos da cidade que a gente não percebe mais? O que pode e o que não é permitido? Então, a peça surgiu desses questionamentos e depois desenvolvi esse trabalho”, disse.
Barcellos iniciou sua carreira em Londrina em 1986 com o Grupo Delta e, no ano seguinte, fundou a Armazém Cia de Teatro, onde permaneceu por 10 anos. Em 1998, mudou-se para São Paulo, onde atuou com diversos grupos e diretores nas áreas de teatro e dança contemporânea. Desde 2020, divide sua atuação entre São Paulo e Londrina, acumulando 46 montagens cênicas ao longo da carreira, com destaque para projetos de pesquisa em narrativas, teatro épico e espaços alternativos. O projeto “O Gigante Egoísta” tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Loja Ciranda. Com informações do N.Com.
Cronograma das apresentações:
20/07 às 15h – Ibirá das Artes (Rua Cambará, 468)
26/07 às 15h – Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
27/07 às 10h – Escola de Circo – ALC (Avenida Saul Elkind, 790)
18/08 às 8h e 14h – Escola Municipal América Sabino Coimbra (Rua Mitsuki Shime, 150)
29/08 às 10h – Escola Municipal Zumbi dos Palmares – CAIC (Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655)
11/10 às 15h – Sabor & Ar (Zerão)
12/10 às 15h – Vila Yara (Rua)
15/11 às 15h – Praça Nishinomiya (Aeroporto).