Esquecer pode ser sinal de inteligência, indica estudo da Universidade de Toronto
Esquecer pode ser sinal de inteligência, indica estudo da Universidade de Toronto

Se você costuma esquecer nomes, compromissos ou onde deixou as chaves, talvez isso não seja um problema — e sim uma virtude. De acordo com um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, o esquecimento pode ser um sinal de inteligência. A pesquisa aponta que apagar memórias irrelevantes é essencial para o funcionamento eficiente do cérebro.
Blake Richards, um dos autores do estudo, explica que o cérebro se beneficia ao eliminar informações que não são úteis, abrindo espaço para focar em dados realmente importantes. Esse processo ajuda a organizar melhor os pensamentos, melhorar a capacidade de adaptação e tomar decisões com base em experiências relevantes.
Segundo os cientistas, a principal função da memória não é guardar tudo o que vivemos, mas sim ajudar na tomada de decisões. Memórias consideradas inúteis são descartadas naturalmente, o que pode indicar um sistema cerebral mais eficiente.
A pesquisa foi baseada em experimentos com roedores e comparações com a comunicação entre neurônios humanos. Os resultados indicam que o esquecimento é uma estratégia natural do cérebro para manter o foco, a clareza e a capacidade de aprender com o que realmente importa.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm.