Alcolumbre diz que oposição faz ‘ação arbitrária’ e Motta afirma que decisão do STF se cumpre

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiram nesta terça-feira, 5, ao protesto de parlamentares bolsonaristas que se recusam a iniciar os trabalhos legislativos até que os presidentes das Casas pautem projetos de interesse do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a anistia.

Motta também anunciou em publicação no X (antigo Twitter) o encerramento da sessão desta terça, e convocou reunião de líderes para tratar da pauta nesta quarta-feira, 5, afirmando que ela “que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional”.

Em nota, Alcolumbre afirmou que a ocupação das mesas da Câmara e do Senado feita pela oposição é um “exercício arbitrário” e desrespeita os princípios democráticos.

“O Parlamento tem obrigações com o País na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”, declarou o presidente do Senado, no comunicado publicado no fim desta tarde.

Questionado pelo Estadão sobre o posicionamento do presidente do Congresso, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que os protestos dos parlamentares bolsonaristas estão provocando resultados. “Que bom que agora ele (Alcolumbre) quer dialogar. Surtiu efeito, parece”, disse.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.