Alemanha entra na briga com Brasil para sediar Mundial de Clubes de 2029, diz jornal americano
A Alemanha demonstrou à Fifa interesse em sediar o Mundial de Clubes de 2029, segundo divulgou o site americano The Athletic nesta sexta-feira. Com isso, a CBF, que manifestou publicamente desejo em trazer a competição para o Brasil, ganhou um novo concorrente.
“Apesar dos muitos desafios da Fifa para lançar o Mundial de Clubes expandido nos Estados Unidos, a entidade máxima do futebol mundial está confiante de que tem diversas opções para sediar o próximo torneio em 2029”, disse o The Athletic.
Além de Brasil e Alemanha, que recebeu a Euro em 2024, Espanha, Marrocos, Austrália/Nova Zelândia e Estados Unidos são outros países na briga para sediar o novo torneio.
Ainda de acordo com o site, a Fifa acredita que levar o Mundial de Clubes para Espanha e Marrocos pode ser um evento teste para a Copa do Mundo de 2030, que será realizada em seis países de três continentes diferentes.
Além disso, há ainda a possibilidade de que a competição intercontinental possa ser sediada na Inglaterra, principalmente pela qualidade da infraestrutura de centros de treinamento e estádios, e que estreite os laços com a Premier League, uma vez que a principal liga de futebol do mundo não foi avisada sobre a criação do novo torneio.
Outro ponto destacado pelo The Athletic é que a Fifa prefere que o Mundial de Clubes seja no verão do Hemisfério Norte, assim como na primeira edição realizada nos Estados Unidos. Dessa forma, Catar e Arábia Saudita, outros possíveis palcos e que demandariam mudanças no calendário europeu, estão praticamente fora da disputa.
Na primeira edição do torneio, realizada em junho deste ano e que contou com a participação dos brasileiros Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Botafogo, o Chelsea foi o grande campeão.

