Ameaças tarifárias dos EUA são inaceitáveis, diz Macron

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse neste sábado, 17, que “ameaças tarifárias são inaceitáveis”, em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas a oito países europeus, entre eles a França, caso estas nações não apoiem sua pretensão de anexar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. Macron acrescentou que os europeus vão responder de maneira coordenada.

“A França está comprometida com a soberania e a independência das nações, na Europa e em qualquer outro lugar”, disse Macron em postagem na rede social X. “As ameaças tarifárias são inaceitáveis e não têm lugar neste contexto. Os europeus responderão de forma unida e coordenada caso sejam confirmadas. Nós vamos garantir que a soberania europeia seja respeitada”, destacou.

De acordo com o presidente francês, é com base nos princípios de soberania e independência das nações, e no compromisso do país com as Nações Unidas e sua Carta, que a França decidiu participar “no exercício organizado pela Dinamarca na Groenlândia”. Militares de vários países europeus – entre eles França, Alemanha, Reino Unido, Noruega e Suécia – chegaram esta semana à Groenlândia, em uma demonstração de apoio à Dinamarca, país membro da Otan, e contra as ameaças de anexação de Trump.

“Assumimos plenamente esta decisão, porque a segurança está em jogo no Ártico e nas regiões mais remotas da nossa Europa”, declarou Macron. “Nenhuma intimidação ou ameaça nos influenciará – nem na Ucrânia, nem na Groenlândia, nem em qualquer outro lugar do mundo quando nos depararmos com tais situações”, ressaltou.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.