Ânima: Lucro líquido cresce 18,9% no 2º trimestre para R$ 29,2 milhões
A Ânima Educação reportou lucro líquido ajustado de R$ 29,2 milhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 18,9% em base anual de comparação. No acumulado do ano, até junho, a empresa reportou lucro de R$ 144,5 milhões, alta de 11,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a diretora-presidente da empresa, Paula Harraca, o resultado é parte da estratégia de dobrar o tamanho da companhia no longo prazo com crescimento sustentável. “Essa consistência dos indicadores financeiros, reportando que estamos no caminho certo”, disse.
De abril a junho, o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado da Ânima somou R$ 352 milhões, cifra 4,4% maior do que a anotada no segundo trimestre do ano passado. Considerando os seis primeiros meses do ano, o Ebitda da companhia alcançou R$ 783,8 milhões, elevação de 6,9%.
A receita líquida da empresa totalizou R$ 1,005 bilhão no segundo trimestre, alta de 2,9% frente ao apurado um ano antes. Nos seis primeiros meses do ano a receita da Ânima alcançou R$ 2,045 bilhões, elevação de 4,0%.
No primeiro semestre, a base total de alunos da Ânima era de 382,0 mil alunos, redução de 1,4% menor do que o observado um ano antes.
A dívida líquida ajustada da empresa ficou em R$ 3,005 bilhões, montante 5,3% maior do que o observado um ano antes. Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, ficou em 2,66 vezes, redução de 0,1 vez em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
Por outro lado, a empresa viu crescimento no tíquete médio de suas três divisões de negócios. No ensino acadêmico, o valor era de R$ 875, cifra 4,1% maior do que a observada um ano antes. Na modalidade de Ensino a Distância (EaD) o tíquete era de R$ 246, alta de 8,1% e na Inspiralli, voltada para a área da saúde, o valor era de R$ 9,905 mil, alta de 4,3%.
Segundo o vice-presidente de Finanças da Ânima, Atila Simões da Cunha, essa ligeira redução na quantidade de alunos, com aumento no tíquete médio, faz parte da estratégia da empresa de qualificar sua base de alunos para perseguir crescimento sustentável. “Cria condições para que a companhia volte a crescer dando mais resultados que é o que está acontecendo em 2025”, explicou.