Após temporal que derrubou árvores e provocou caos, SP tem previsão de mais chuva hoje

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A cidade de São Paulo terá nesta quarta-feira, 28, mais um dia de calor com pancadas de chuva durante a tarde. O padrão se repete após o temporal de terça-feira, que trouxe transtornos e alagamentos à capital.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a previsão indica potencial para precipitações fortes, acompanhadas de ventos intensos e formação de pontos de alagamento.

A combinação entre o calor e a chegada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas.

Após a tempestade, árvores continuavam caídas em diferentes pontos da cidade na manhã desta quarta-feira. Em Santo Amaro, na zona sul, uma delas, de grande porte, bloqueou a passagem de pedestres pela calçada na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves.

Em condições de chuva como as observadas nos últimos dias, a Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a evitar transitar por ruas alagadas, não enfrentar correntezas, manter distância da rede elétrica e não se abrigar sob árvores. Em caso de necessidade, a recomendação é buscar locais seguros e acionar os serviços de emergência.

O risco de fortes pancadas permanece até o fim desta semana e a atuação de um cavado – área de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera – deve intensificar as chuvas nos próximos dias.

Na quinta-feira, 29, o sol aparece pela manhã e as temperaturas sobem rapidamente. No início da tarde, o calor associado à formação de áreas de instabilidade provoca pancadas de chuva generalizadas, com intensidade moderada a forte. Há risco de rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. As chuvas devem se estender para a noite, mas os maiores volumes são esperados no período da tarde.

Já na sexta-feira, 30, a madrugada deve ser marcada por chuva fraca. A manhã será de muitas nuvens e poucas aberturas de sol, com possibilidade de chuva isolada. À tarde, as instabilidades voltam a ganhar força, com risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra em áreas de encosta.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.