Após tropeços, Grêmio visita o Fortaleza no Castelão para se afastar do Z-4 do Brasileirão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois de duas derrotas seguidas, o fantasma do rebaixamento voltou a preocupar. Para mudar este cenário, o time gaúcho volta a campo neste domingo, às 20h30, quando visita o Fortaleza, que está dentro do Z-4, na Arena Castelão, na capital cearense, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio vem de derrotas, fora para o Corinthians (2 a 0) e em casa para o Cruzeiro (1 a 0). Além disso, nos últimos seis jogos, teve duas vitórias e quatro derrotas. Estacionado nos 39 pontos, começa a se preocupar com o Z-4, aberto pelo Santos, em 17º com 33.

Para se recuperar, o time gaúcho também precisa mudar seu desempenho como visitante, condição em que vem de um empate e três derrotas seguidas, incluindo uma goleada para o Bahia, por 4 a 0. No total, são três vitórias, quatro empates e nove derrotas.

O Grêmio terá alguns desfalques para o duelo, a começar pelo técnico Mano Menezes, que está suspenso, sendo substituído pelo auxiliar Sidnei Lobo. O atacante Pavon também está fora pelo mesmo motivo. Outro atacante que não jogará é Cristian Olivera, que sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo e está fora da temporada.

Ainda no setor ofensivo, Carlos Vinícius, Alysson e Amuzu estavam na lista para serem poupados, mas isso pode mudar. Aravena, Monsalve e André Henrique são opções se algum deles for mesmo poupado.

Mano Menezes pediu maturidade e foco aos jogadores. “Tem que ter maturidade nessa hora porque voltar a pontuar é importante. Não interessa se vamos jogar pré-Libertadores ou Sul-Americana, temos que focar no Fortaleza. É isso que vamos fazer.”

O adversário é um dos times que estão na zona de rebaixamento (Z-4). Em 19º e penúltimo lugar com 29 pontos, o Fortaleza quer se manter na briga pela permanência. Nos últimos três jogos, conseguiu pontos importantes: venceu o Flamengo, por 1 a 0, em casa, e empatou fora com Santos e Ceará, ambos por 1 a 1.

O time cearense busca a segunda vitória seguida como mandante, condição em que soma seis vitórias, dois empates e oito derrotas. A ordem é esquecer o empate com o rival Ceará, que só empatou no último minuto, tirando uma vitória que parecia certa.

O técnico Palermo terá um retorno importante para o setor de criação. O meia Pochettino, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, está de volta. Ele foi titular nos quatro jogos anteriores sob comando de Palermo e deve retomar a posição.

Palermo garantiu a entrega máxima do elenco nesta reta final. “São sete partidas e em cada uma vamos disputar muitas coisas, e os rivais também. Haverá muito esforço, muita disputa. Todos estão jogando por algo. Vai ser assim até 7 de dezembro.”

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X GRÊMIO

FORTALEZA – Brenno; Mancuso, Brítez, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pierre e Pochettino; Herrera, Breno Lopes e Adam Bareiro. Técnico: Martín Palermo.

GRÊMIO – Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Kannemann e Marlon; Dodi, Arthur e Edenilson; Alysson, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar).

ÁRBITRO – Jefferson Ferreira de Moraes (GO).

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.