ASML eleva novamente guidance devido à forte demanda por IA e supera lucro e vendas no 2º tri

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ASML Holding elevou sua projeção anual pela segunda vez, um sinal de que as empresas estão disputando avidamente seus equipamentos de fabricação de semicondutores, à medida que a corrida para construir infraestrutura de inteligência artificial (IA) transforma os chips em um produto de alta demanda.

O grupo holandês informou que projeta vendas anuais entre 43 bilhões e 45 bilhões de euros, acima da previsão anterior de 36 bilhões a 40 bilhões de euros. Paralelamente, espera-se que a margem bruta – um indicador de poder de precificação e lucratividade acompanhado de perto pelo mercado – fique entre 54% e 56%, ante a estimativa anterior de 51% a 53%.

A ASML registrou vendas de 9,33 bilhões de euros no segundo trimestre, um aumento em relação aos 7,69 bilhões de euros do mesmo período do ano anterior. O resultado superou a previsão dos analistas, que era de 8,83 bilhões de euros, segundo a Visible Alpha.

O lucro líquido subiu para 2,92 bilhões de euros, ante 2,29 bilhões de euros, superando as expectativas do mercado. O lucro bruto aumentou para quase 5,04 bilhões de euros, frente aos 4,13 bilhões de euros anteriores, gerando uma margem de 54% que superou tanto o consenso de mercado quanto a projeção da própria empresa.

Para o trimestre atual, a empresa prevê vendas entre 11 bilhões e 12 bilhões de euros, com uma margem bruta situada entre 55% e 57%.

O grupo holandês fornece máquinas que utilizam luz para imprimir padrões minúsculos, formando circuitos dentro de semicondutores modernos; isso o torna um fornecedor essencial para grandes fabricantes de chips, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a Samsung Electronics e a Intel, que enfrentam uma demanda crescente de seus próprios clientes. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.