Bahia e Grêmio fazem duelo na Fonte Nova de olho no G-6 do Brasileirão
Vindos de resultados opostos, Bahia e Grêmio protagonizam um duelo de tricolores no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 20h30, eles se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 29ª rodada. Enquanto os baianos perderam um clássico importante, os gaúchos querem emplacar a segunda vitória seguida.
Na quinta-feira, o Bahia visitou o rival Vitória, que luta contra o rebaixamento, e perdeu por 2 a 1. Mesmo assim, segue no pelotão de cima, na briga por uma vaga à Libertadores, com 43 pontos.
O trunfo do time, porém, é o desempenho como mandante, condição em que tem nove vitórias, três empates e só uma derrota. Nos últimos dois jogos, simplesmente venceu os dois líderes, Palmeiras e Flamengo, ambos por 1 a 0.
Além de vários retornos que já recebeu na última rodada, o técnico Rogério Ceni terá à disposição os atacantes Willian José e Gilberto, que cumpriram suspensão. O meia Jean Lucas, que está pendurado, não levou cartão. Portanto, os desfalques são os jogadores que estão no departamento médico: Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Erick Pulga, Ramos Mingo, Luciano Juba e João Paulo.
Ceni pediu mais atenção para não dar oportunidades de graça ao adversário. “O Bahia pressionou, teve controle de jogo. O Vitória conseguiu suas oportunidades muito mais por erros nossos. É normal tentar encontrar culpados, cometemos erros acima do padrão. É isso que precisamos corrigir.”
O Grêmio estava há dois jogos sem vencer após empatar com o Santos, por 1 a 1, e perder para o Red Bull Bragantino, por 1 a 0. Na quinta, porém, recebeu o São Paulo e venceu por 2 a 0, chegando a 36 pontos, na zona intermediária da tabela, mas sonhando com o G-6. Fora de casa, soma três vitórias, quatro empates e sete derrotas.
O técnico Mano Menezes tem boas notícias para montar a escalação, uma vez que conta com os retornos de Kannemann, Marlon e André Henrique, que estavam suspensos.
Além disso, o atacante Aravena treinou normalmente após desconforto muscular que o tirou do último jogo. Alysson, por outro lado, teve um problema na panturrilha durante o jogo, sendo substituído, e é tratado como dúvida. Se não tiver condições, Pavon será titular.
Mano comemorou a melhora do Grêmio, que está mais consciente de sua estratégia. “Estamos mais seguros em todos os aspectos do jogo, mais seguros com a posse de bola, então sofremos menos defensivamente. Estamos mais calmos na transição, com a qualidade dos jogadores, então chegamos mais lucidamente na frente. Sabemos o que vamos jogar.”
FICHA TÉCNICA
BAHIA X GRÊMIO
BAHIA – Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Rodrigo Nestor; Ademir, Sanabria e Tiago. Técnico: Rogério Ceni.
GRÊMIO – Gabriel Grando; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Arthur, Edenilson, Pavon e Amuzu; Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.
ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).