Barcelona leva susto, mas vira contra o rebaixado Valladolid e joga pressão no Real Madrid

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Líder do campeonato, o Barcelona tomou um susto do lanterna e já rebaixado Valladolid, mas conseguiu vencer por 2 a 1, de virada, neste sábado e deu mais um passo em direção ao título espanhol. A quatro rodadas para o fim do campeonato, o time catalão tem 79 pontos, 7 a mais do que o Real Madrid.

O plano do técnico do Barcelona, Hansi Flick, era poupar jogadores sobrecarregados neste final de temporada para dois jogos cruciais nos próximos dias: Inter de Milão pela semifinal da Liga dos Campeões na terça-feira e o clássico com Real Madrid pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol no dia 11 de maio. O rival não poderia ser mais apropriado. Já sem ambições na competição, o Valladolid havia sido goleado por 7 a 0 no primeiro turno.

O roteiro, porém, ganhou contornos inesperados logo aos 6 minutos no estádio José Zorrilla, em Valladolid. Após dois escanteios consecutivos do time da casa, Iván Sánchez finalizou pelo lado direito do ataque. A bola desviou no zagueiro Araujo e tirou totalmente o goleiro Ter Stegen do lance.

O Barcelona tinha a costumeira maior posse de bola (82%) e buscava o empate, mas a maioria das tentativas era bloqueada pela defesa do Valladolid. Aos 38 minutos, Flick precisou tirar um de seus titulares do banco. Lamine Yamal entrou no lugar de Rodriguez, contundido. O Barcelona terminou a primeira etapa com apenas três finalizações na direção do gol.

Para a segunda etapa, Hansi Flick voltou com Raphinha no lugar de Ansu Fati e De Jong, no de Pedri. E foi o brasileiro quem empatou o jogo, aos 9 minutos. Ele aproveitou rebatida do goleiro Ferreira após levantamento na área e chutou no canto direito. A virada aconteceu 6 minutos depois. Fermin Lopez, dentro da área, completou cruzamento de Gerard Martin e bateu no canto esquerdo do gol do Valladolid.

Com a lógica restabelecida, o Barcelona não forçou muito para ampliar o placar e até sofreu alguns lances de perigo do Valladolid até o apito final. Com a 25ª vitória no Espanhol, o líder joga pressão no Real Madrid, que neste domingo enfrenta o Celta no Santiago Bernabéu. Se o rival não derrotar o sétimo colocado, o Barcelona garante o 28º título espanhol de sua história com uma vitória no El Clásico no Estádio Olímpico Lluís Companys, no domingo, com três rodadas de antecedência.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.