Bolsas da Europa operam em baixa na esteira de múltiplos balanços e dados de crescimento

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 30/10/2025 – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores digerem múltiplos balanços corporativos e dados de crescimento da região.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,40%, a 573,12 pontos.

Na esteira de resultados trimestrais, o banco francês Crédit Agricole caía 2,9% em Paris e a montadora alemã Volkswagen recuava 1,5% em Frankfurt. Por outro lado, a AB InBev, maior cervejaria do mundo e controladora da Ambev no Brasil, subia 0,7% em Bruxelas, depois de anunciar um programa de recompra de ações e um inesperado dividendo.

Nas últimas horas, foram divulgados números preliminares de crescimento de alguns países da zona do euro. O Produto Interno Bruto (PIB) da França avançou 0,5% no terceiro trimestre ante o segundo, superando as expectativas. As economias da Alemanha e da Itália, por outro lado, ficaram estagnados, contrariando previsões de leve avanço. Logo mais, às 7h, será conhecido o PIB da zona do euro.

No campo monetário, o Banco Central Europeu (BCE) deverá deixar seus juros básicos inalterados pela terceira vez seguida, em decisão a ser anunciada nas próximas horas. Ontem, o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) cortou juros pela segunda vez consecutiva, mas também alertou que uma terceira redução não está garantida para dezembro.

Os últimos desdobramentos da relação comercial entre EUA e China também estão no radar. O presidente americano, Donald Trump, anunciou que cortará as tarifas sobre produtos chineses, de 57% a 47%, após se reunir com o homólogo chinês, Xi Jinping, no fim de uma turnê pela Ásia.

Às 6h57 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,51%, a de Paris recuava 0,57% e a de Frankfurt cedia 0,13%. As de Milão e Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas perdas de 0,72% e 1,19%. Na contramão, a de Lisboa subia 0,35%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.