Bolsas europeias sobem com Londres puxada por mineradoras e Frankfurt fica de fora com SAP
As bolsas europeias operam majoritariamente em alta impulsionadas por notícias corporativas nesta quinta-feira em meio ao ajuste à reunião do Federal Reserve nos EUA. Londres avança alavancada por mineradoras. Frankfurt era ponto negativo diante da queda das ações da SAP após a divulgação de seus resultados.
Por volta das 7h36 (de Brasília) desta quinta-feira, 29, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,4%, a 610,71 pontos. A Bolsa de Londres ganhava 0,41%, a de Paris apontava avanço de 0,6% e a de Frankfurt perdia 1%. O mercado de Milão tinha alta de 0,50% e o de Lisboa indicava ganho de 0,44%. Madri apresentava valorização de 0,4%.
Nos EUA, o comunicado do Fed atualizou a definição anterior de crescimento econômico moderado para sólido e removeu os comentários de que os riscos de queda para o emprego haviam aumentado.
Em Londres, as mineradoras impulsionavam o FTSE 100. A Antofagasta saltava 6,2% após relatório de produção e em sessão de disparada do cobre e do ouro, que era negociado acima de US$ 5.500 a onça-troy. O grupo de private equity 3i tinha um ganho de 12% após anunciar os resultados trimestrais.
Na direção oposta, as ações da SAP despencavam 15% em Frankfurt. A maior empresa de softwares da Europa divulgou resultados melhores do que o esperado, mas o crescimento da receita com serviços em nuvem ficou aquém das expectativas.
O Lloyds recuava 0,7% após balanço em Londres, enquanto o concorrente Deutsche Bank perdia 2,3% em Frankfurt após resultados e pressão negativa vista desde ontem com buscas em escritórios do grupo diante de acusações de lavagem de dinheiro. O ING também cedia 0,9% em Amsterdã em reação volátil das ações após balanço.
Em Paris, as ações relacionadas ao setor de luxo que dominam o índice tentam se estabilizar após as fortes perdas de ontem. A LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton rondava a estabilidade.
* Com informações da Dow Jones Newswires.

