Botafogo e Flamengo fazem o clássico das quartas do Cariocão no ‘domingo de carnaval’
O Campeonato Carioca terá mais um capítulo de uma de suas grandes rivalidades neste domingo diferente, de Carnaval. Botafogo e Flamengo se enfrentam às 17h30, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final, em clássico decisivo que tem tudo para tirar o fôlego dos torcedores no Rio de Janeiro. Dono da melhor campanha, o Botafogo é o mandante, mas como é um jogo eliminatório, quem vencer vai avançar à semifinal. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis.
O Botafogo chega ao duelo após terminar a Taça Guanabara na liderança do Grupo B, com nove pontos, e tenta dar uma resposta depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no último compromisso pelo Brasileirão.
Já o Flamengo vem embalado pela vitória por 2 a 1 sobre o Vitória, a primeira no Brasileirão, e busca aproveitar o momento de recuperação na temporada. Depois de encerrar a Taça Guanabara como quarto colocado do Grupo B, com sete pontos, o rubro-negro encara o clássico como uma oportunidade de confirmar uma ‘virada de chave’ de olho na sequência da temporada.
Pelas circunstâncias, o Botafogo colocou em prática uma estratégia de olho no jogo contra o Nacional de Potosí, da Bolívia, na próxima quarta-feira, em duelo que marca a estreia do clube na Libertadores. A diretoria decidiu enviar, com antecedência, parte do elenco, formada principalmente por jovens atletas, visando facilitar a adaptação à altitude da região.
Entre os jogadores enviados estão os goleiros Christian Loor e Léo Linck; os laterais Gabriel Abdias e Kadu; os zagueiros Marquinhos e Kauã Cruz; os volantes Bernardo Valim e Wallace Davi; e o atacante Kauan Toledo.
O volante Danilo deixou o campo contra o Fluminense com dores na coxa esquerda, mas a tendência é que ele siga à disposição do técnico Martín Anselmi para o clássico. Em contrapartida, Allan cumpre suspensão e deve ser substituído por Newton.
A comissão técnica pode promover uma mudança importante no setor ofensivo. O atacante Lucas Villalba tem chance de aparecer no lugar de Artur, que vem sendo alvo de críticas da torcida.
Anselmi comentou sobre o desempenho recente do Botafogo e destacou que o elenco segue trabalhando para “entrar nos eixos”, de olho nos próximos desafios da temporada.
“A gente trabalha muito. Meus jogadores trabalham muito em cada treino, e a comissão, na mesma medida. Temos que fazer, dentro de campo, o que trabalhamos. Queremos ter uma identidade, e essa identidade hoje não se reflete em campo”, explicou o argentino.
No Flamengo, o técnico Filipe Luís deve escalar o que tem de melhor. Depois do clássico, o Flamengo volta a campo na quinta-feira, quando enfrenta o Lanús, na Argentina, pelo jogo de ida da Recopa sul-americana.
O meia Lucas Paquetá pode iniciar no banco de reservas após três partidas consecutivas como titular. Carrascal, um dos destaques do rubro-negro neste começo de temporada, é cotado para assumir a vaga.
O atacante Luiz Araújo volta a ser opção depois de se recuperar de uma lesão na coxa direita, no momento em que a diretoria recusou abrir negociação para negociá-lo com o Atlético-MG. Em contrapartida, o lateral-direito Varela e o volante Jorginho, com dores musculares no tornozelo direito e na coxa esquerda, respectivamente, vão continuar fora. O volante Saúl, em recuperação de uma cirurgia no calcanhar esquerdo, é desfalque confirmado.
Filipe Luís explicou as oscilações do time nos primeiros jogos do ano, que quase o deixou no quadrangular de rebaixamento do Carioca. O comandante avaliou o que vem atrapalhando o rendimento do time, que vive momento turbulento depois de conquistar o Brasileirão e a Libertadores na última temporada.
“Nós não estamos conseguindo controlar o jogo com a bola como gostaríamos. O problema não é só do sistema defensivo; é o conjunto, que acaba estourando sempre na fase defensiva. Estamos sofrendo com as transições e, nesse aspecto, precisamos melhorar. Temos muito caminho a percorrer”, disse o técnico.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
BOTAFOGO – Neto; Ythallo, Alexander Barboza e Mateo Ponte; Vitinho, Danilo, Newton e Alex Telles; Álvaro Montoro, Arthur Cabral e Lucas Villalba. Técnico: Martín Anselmi.
FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Carrascal, Pedro e Everton Cebolinha. Técnico: Filipe Luís.
ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo.
HORÁRIO – 17h30.
LOCAL – Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

