Botafogo empata com Avaí e se mantém na Série B com a ajuda de rivais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar dos momentos tensos, o Botafogo se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro, ao empatar por 0 a 0 com o Avaí, neste domingo, na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, pela 38ª rodada.

Com este empate, o Botafogo terminou a competição com 42 pontos, em 16º lugar, na frente da Ferroviária, com 40, em 17º, que perdeu por 2 a 1 para o Operário, em Ponta Grossa (PR). O Athletic venceu por 2 a 1 o Paysandu e terminou em 15º, com 44 pontos. O time de Araraquara acabou rebaixado ao lado de outros três clubes que já estavam condenados à Série C: Amazonas, Volta Redonda e Paysandu.

O Avaí fechou a temporada com 56 pontos, na intermediária nona posição, sem riscos de queda, porém, ainda longe de buscar o acesso. Mas o ano foi pesado, com muitos problemas extra-campo, com disputas internas políticas e por frequentes atrasos salariais.

Como a vitória deixaria o Botafogo livre de torcer contra outros times ameaçados, o time tratou logo de tomar as iniciativas ofensivas. Chegou perto várias vezes, porém, sem ter chance de finalizar em condições de marcar seu gol.

O Avaí, visivelmente, não se esforçou tanto. Armado defensivamente, ficou o tempo todo apenas se defendendo e até esqueceu de ir ao ataque. O empate do intervalo, mantinha o time paulista livre da degola, mesmo porque o Athletic-MG perdia por 1 a 0 em casa para o lanterna Paysandu. A Ferroviária, outro ameaçado, vencei por 1 a 0 o Operário, em Ponta Grossa (PR).

Mas o segundo tempo começou com o Botafogo, portanto, ainda ameaçado e precisando vencer pra não depender de nenhum outro resultado. O time da casa seguiu em cima, tanto abrir o forte esquema defensivo armado pelo técnico do Avaí, Vinícius Bergantin, um especialista.

A melhor chance do Botafogo saiu aos 11 minutos, num chute de Jonathan Cafu, defendido pelo goleiro César. Dez minutos depois, Cafu pegou cruzamento de primeira de Marquinho e bateu de lado. A bola saiu esquisita, mas tocou na trave esquerda e saiu. A bola teimava em não entrar. Enquanto isso, a torcida ficava ligada nos outros resultados. Desta vez, a sorte ajudou.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 0 AVAÍ

BOTAFOGO – Victor Souza; Walisson, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo (Marquinho), Wesley Dias e Dramisino (Leandro Maciel); Gabriel Barros (Jefferson Nem), Léo Gamalho e Jonathan Cafu (Guilherme Queiroz). Técnico: Ivan Izzo.

AVAÍ – César; Marcos Vinícius (Lucas Eduardo), Anderson Jesus, Jonathan Costa e Eduardo Brock; João Vitor, DG, Jamerson (Tedesco) e Marquinhos Gabriel; Josmar (Juninho) e Cléber. Técnico: Vinícius Bergantin.

CARTÕES AMARELOS – Gabriel Barros, Vilar (Botafogo). Jamerson e Josmar (Avaí).

ÁRBITRO – Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

RENDA – R$ 184.470,00.

PÚBLICO – 10.953 torcedores.

LOCAL – Arena Nicnet (Santa Cruz), em Ribeirão preto (SP).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.