Botafogo leva a pressão para a Arena Castelão diante do Ceará
Pressionado por boa parte da sua torcida após apresentar um desempenho abaixo das expectativas na volta da Data Fifa, o Botafogo entra em campo neste domingo de olho em afastar a desconfiança sobre o trabalho do técnico Davide Ancelotti. O time carioca enfrenta o Ceará na Arena Castelão, pela 29ª rodada, a partir das 18h30.
Fora da Copa do Brasil e da Libertadores, o time de General Severiano mira uma vaga na Libertadores de 2026 e ocupa a quinta posição da tabela, com 43 pontos, seis atrás do Mirassol, primeiro clube no G-4. O Glorioso quer dar a volta por cima após perder em casa por 3 a 0 para o Flamengo.
O Ceará busca um triunfo para ampliar sua distância da zona de rebaixamento, afinal seu objetivo é se manter na elite na próxima temporada. O Vozão, que chega depois de um empate por 1 a 1 com o Sport na Ilha do Retiro, é o 12° colocado, com 35 pontos, sete à frente do Vitória, clube que abre a zona de rebaixamento.
O Botafogo conta com o retorno do lateral-direito Vitinho, desfalque no clássico após defender a seleção brasileira na última Data Fifa. Ele será titular no lugar de Mateo Ponte, que volta ao banco de reservas.
O volante Newton também aumenta as opções da comissão técnica depois de cumprir suspensão no clássico. Ele é cotado para entrar na vaga de Allan e formar dupla com o capitão Marlon Freitas.
David Ricardo tem grande chance de começar jogando na vaga de Alexander Barboza, desfalque pelo acúmulo de cartões amarelos. Marçal e Gabriel Bahia disputam a outra vaga disponível no setor, mas o primeiro leva vantagem por ter sido escolhido contra o Flamengo.
Em baixa, o meia Savarino deve perder sua vaga no time titular. Joaquín Correa, que ainda tenta se firmar, vive a expectativa de receber uma nova oportunidade. No ataque, Chris Ramos disputa espaço com Arthur Cabral, vaiado pela torcida na última rodada.
O atacante Nathan Fernandes está recuperado de uma fratura no antebraço e deve ser opção no banco de reservas. Em contrapartida, o lateral-esquerdo Alex Telles se recupera de dores crônicas no joelho e não teve sua presença confirmada.
O goleiro Neto, os zagueiros Kaio Pantaleão e Bastos, o volante Danilo e o meia Álvaro Montoro estão no departamento médico e não são opções para a comissão técnica. O também meia Jordan Barrera, liberado para defender a Colômbia na Copa do Mundo sub-20, aumenta a lista de desfalques.
O Ceará deve contar com o retorno do volante Dieguinho, um dos destaques da equipe no primeiro turno do Brasileirão. O jogador está em processo de transição após se recuperar de um edema muscular na panturrilha e tem chance de entrar em campo novamente, disputando vaga com Lourenço.
O meia Vina pode ganhar uma oportunidade no ataque no lugar de Fernandinho. Ídolo da torcida alvinegra, o camisa 29 acertou seu retorno na última janela de transferências, mas ainda busca se firmar entre os onze iniciais e vive a expectativa de receber nova oportunidade.
O zagueiro Marcos Victor se recupera de um quadro inflamatório na região do calcâneo e está em tratamento com a equipe de fisioterapia do clube. Ele é o único desfalque da comissão técnica para o confronto.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ X BOTAFOGO
CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Zanocelo e Lucas Mugni; Vina, Pedro Raul e Galeano. Técnico: Léo Condé.
BOTAFOGO – Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Marçal e Cuiabano; Newton, Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santiago Rodríguez, Chris Ramos e Jeffinho. Técnico: Davide Ancelotti.
ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).
HORÁRIO – 18h30.
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).