Botafogo mira vaga direta na Libertadores contra o Cruzeiro no Mineirão
O Mineirão será palco, nesta quinta-feira, a partir das 19h30, de um confronto que pode mexer diretamente com a parte de cima da tabela do Brasileirão, quando Cruzeiro e Botafogo chegam à penúltima rodada em momentos distintos, mas com objetivos igualmente pesados.
Enquanto o time mineiro, com 69 pontos, em terceiro lugar, ajusta os últimos detalhes para a semifinal da Copa do Brasil e mira a vice-liderança, os cariocas, com 59 pontos, entram em campo pressionados para defenderem uma posição no G6 e manter viva a esperança de vaga direta na Conmebol Libertadores de 2026.
Sem chances matemáticas de título no Brasileirão, o Cruzeiro utiliza as últimas rodadas como preparação de luxo para os dois duelos contra o Corinthians na próxima semana. A boa notícia para o técnico Leonardo Jardim é o retorno do artilheiro Kaio Jorge, recuperado após ser poupado por controle de carga. O atacante soma 21 gols, lidera a artilharia e é a principal referência ofensiva do time.
Quem também reapareceu nos treinos foi o zagueiro João Marcelo. Já o atacante Keny Arroyo, substituído no empate por 1 a 1 contra o Ceará por dores no adutor, voltou gradualmente às atividades e deve jogar. A única ausência confirmada é do atacante Gabigol, suspenso. Por outro lado, o volante Lucas Romero retorna após cumprir suspensão e deve reassumir o meio-campo.
Com força máxima disponível, o Cruzeiro vê o duelo diante do Botafogo como teste estratégico antes da semifinal da Copa do Brasil. A ideia é suar força máxima e, eventualmente, poupar algum jogador somente na última rodada, domingo, quando vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro.
Se o time mineiro vai para o jogo praticamente completo, o Botafogo enfrenta uma verdadeira batalha contra o departamento médico. O técnico Davide Ancelotti tem baixas importantes: Léo Linck, Alexander Barboza, Joaquín Correa e Savarino estão fora por lesões, enquanto Santi Rodríguez e Mateo Ponte cumprem suspensão pelo terceiro amarelo, e Jeffinho está indisponível após expulsão no empate por 2 a 2 com o Corinthians.
O meia Álvaro Montoro sentiu dores no quadril, mas diante de tantas baixas, foi relacionado para o jogo. O clube já soma 37 desfalques desde a chegada de Ancelotti, média de uma ausência a cada quatro dias, reflexo de uma temporada marcada por problemas físicos, protocolos de concussão e casos gripais.
A melhor notícia para o torcedor botafoguense é o retorno do centroavante Chris Ramos, recuperado de pancada nas costas, e do ponta Nathan Fernandes, liberado após lesão muscular. O lateral Vitinho também volta a ficar disponível.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X BOTAFOGO
CRUZEIRO – Cássio; Willian, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Arroyo e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
BOTAFOGO – Raul; Vitinho, David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Marlon Freitas, Newton e Jordan Barrera; Artur, Kadir e Chris Ramos. Técnico: Davide Ancelotti.
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
HORÁRIO – 19h30.
LOCAL – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

