Botafogo-SP vence Volta Redonda em duelo direto e deixa o Z-4 da Série B
O Botafogo-SP conquistou uma vitória importantíssima na briga contra o rebaixamento à Série C na noite desta segunda-feira. No fechamento da 35ª rodada da Série B, o time paulista foi até o Raulino de Oliveira para encarar o Volta Redonda, e com o 89° gol de Léo Gamalho na história da competição nacional, superou o time da casa por 1 a 0.
Com o resultado, o Botafogo ALCANÇOU cinco jogos de invencibilidade, quebrou uma sequência de três empates consecutivos, foi a 38 pontos e saltou para o 16° lugar, com um de vantagem para o Athletic-MG, primeiro time na zona de rebaixamento.
A situação, do outro lado, ficou mais complicada para o Volta Redonda. Chegando à terceira derrota consecutiva na Série B, o time fluminense parou em 35 e caiu para o 18° lugar.
Nos minutos iniciais, as duas equipes demonstraram o mesmo problema: dificuldade para criar jogadas ofensivas. O Botafogo-SP até começou melhor, apostando na velocidade de Jefferson Nem, que foi a principal válvula de escape do time. O atacante conseguiu levar perigo em duas oportunidades, mas falhou nas finalizações e não conseguiu tirar o zero do placar.
A partir dos 20 minutos, o Volta Redonda conseguiu equilibrar as ações e passou a ter maior posse de bola, tentando ditar o ritmo da partida. No entanto, o time fluminense também encontrou dificuldades para furar o bloqueio adversário. As melhores tentativas vieram em chutes de longa distância, com Raí e Gabriel Pinheiro, mas sem pontaria e sem efetividade.
Nos instantes finais da primeira etapa, o VAR foi acionado para revisar um possível pênalti a favor do Botafogo. Porém, após a checagem, o árbitro manteve a decisão de campo e o jogo seguiu empatado sem gols, e com gosto amargo para os dois lados.
Na volta para o segundo tempo, o cenário seguiu o mesmo, com chances desperdiçadas para os dois lados, até que aos 22, o cenário mudou. Igor Moraes derrubou Léo Gamalho na área e a arbitragem assinalou pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e não desperdiçou, abrindo o marcador para o Botafogo.
Atrás no marcador, o Volta Redonda passou a se lançar mais ao ataque, mas assim como no primeiro tempo, não conseguiu encontrar objetividade, e parando em uma defesa muito bem postada do time paulista, amargou mais uma derrota na Série B.
Focadas na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, as equipes se preparam para voltarem a campo em datas distintas. No sábado, o Volta Redonda vai até à Arena da Baixada para encarar o Athletico-PR, às 18h30. Já na segunda-feira (10), a partir das 19h, é a vez do Botafogo receber o Amazonas, na Arena Nicnet.
FICHA TÉCNICA
VOLTA REDONDA 0 X 1 BOTAFOGO-SP
VOLTA REDONDA – Jefferson Paulino; Jhonny (Juninho Monteiro), Gabriel Pinheiro, Igor Morais e Caio Roque (João Pedro); Bruno Barra, André Luiz (PK) e Raí; MV (Matheus Lucas), Ítalo e Marquinhos (Ygor Catatau). Técnico: Rogério Corrêa.
BOTAFOGO-SP – Victor Souza; Wallison, Vilar, Ericson e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Wesley Dias (Leandro Maciel) e Dramisino (Jonathan Cafu); Gabriel Barros (Marquinho), Jefferson Nem (Alisson Cassiano) e Guilherme Queiroz (Léo Gamalho). Técnico: Ivan Rizzo.
GOL – Léo Gamalho, aos 22 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gabriel Pinheiro e Matheus Lucas (Volta Redonda) e Ericson, Dramisino e Gabriel Risso (Botafogo).
ÁRBITRO – Paulo Roberto Alves Junior (PR).
RENDA – R$ 28.905,00.
PÚBLICO – 1.566 torcedores.
LOCAL – Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

  