Brasil permanece com alertas vermelho, laranja e amarelo para chuvas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Três Estados dos Sudeste permanecem sob alerta vermelho para chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas de chuvas para diversas regiões do País, com áreas em amarelo, laranja e vermelha, indicando diferentes níveis de risco com as precipitações.

Das cinco regiões, apenas os Estados do Sul estão fora dos alertas, que valem até o próximo sábado, 24.

No alerta vermelho, “estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, de acordo com o Inmet.

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Espírito Santo

No alerta amarelo, que indica risco potencial, estão incluídas áreas das seguintes localidades:

Amapá

Alagoas

Ceará

Mato Grosso do Sul

Paraíba

Pernambuco

Rio Grande do Norte

Sergipe

Roraima

Já o alerta laranja, que representa risco mais elevado e possibilidade de danos, atinge regiões das seguintes localidades:

Goiás

Pará

Bahia

Tocantins

Maranhão

Mato Grosso

Acre

Amazonas

Rondônia

Piauí

Roraima

Amapá

São Paulo

Mato Grosso do Sul

Distrito Federal

Nesta situação, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, com precipitações esperadas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.

Em acordo com os alertas emitidos pelo Inmet,a previsão indica continuidade das chuvas até o fim da semana, em razão do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece ativo sobre a região Sudeste até sábado, 24.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.