Brasileiros ‘invadem’ perfil de premiê alemão após crítica a Belém: ‘Obrigado por irem embora’
Brasileiros invadiram o perfil do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, no Instagram, após o chanceler criticar Belém durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio no último dia 13. Após passagem pelo Pará para a COP30, Merz afirmou que sua comitiva ficou feliz por ter retornado à Alemanha. “Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, disse Merz.
Os usuários brasileiros encheram as publicações do premiê de comentários em defesa do País. “E quando você menos esperar, vamos estar em qualquer post, aqui é Brasil, não volte nunca mais!”, escreveu uma usuária.
“Obrigado por irem embora! Agradecemos a estadia curta, nunca mais voltem!”, disse outro perfil. Alguns comentários foram feitos também em inglês e até mesmo em alemão.
Uma brasileira escreveu, em alemão, que as declarações do chanceler “dizem mais sobre sua visão limitada do que sobre o Brasil”.
“Nosso país não precisa do reconhecimento de alguém que passa apenas alguns dias aqui e depois tira conclusões superficiais. O Brasil é um país de riqueza única, pessoas resilientes e a maior biodiversidade do mundo, exatamente o que o resto do mundo tenta proteger”, disse.
As declarações apenas mostram “que lhes falta sensibilidade, respeito e compreensão pela importância da Amazônia e pelos esforços diários dos brasileiros para proteger um patrimônio que é importante para toda a humanidade”, concluiu.
Até mesmo a cantora Teresa Cristina comentou a publicação do chanceler pedindo respeito ao Brasil.
Outros perfis se limitaram a usar imagens de ídolos brasileiros para marcar posição no perfil do chanceler. Uma publicação do alemão feita nesta terça-feira, 18, já soma 1,6 mil comentários em apenas quatro horas. Muitos deles são apenas imagens animadas de figuras como o jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o mascote oficial da Seleção Brasileira de Futebol, apelidado de Canarinho ‘Pistola’, e até a cantora Gretchen.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou o comentário do primeiro-ministro nesta terça-feira. O petista afirmou que Merz “deveria ter ido em um boteco no Pará”, dançado e provado a culinária local.
“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Fui no Pará e voltei logo porque gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o Estado do Pará e a cidade de Belém. Eu falava toda hora: ‘Come a maniçoba, pô'” disse.

