Chatbot do BC passará a usar IA em 2025 para atender cidadãos, afirma diretora
A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, disse nesta segunda-feira, 26, que o DIN, chatbot da autarquia, vai passar a usar inteligência artificial (IA) ainda este ano, para ampliar os assuntos dos quais pode tratar com os cidadãos.
“É uma solução que está sendo adotada em diversos serviços, em toda a administração, no setor público e no setor privado”, disse a diretora, em uma entrevista coletiva para comentar novos serviços financeiros ao cidadão.
Hoje, o DIN serve como um canal de autosserviço, que pode ser um primeiro acesso da população com a autarquia. Só em 2024, o chatbot fez mais de 59 mil atendimentos por mês, disse Izabela.
Ela acrescentou que, em 2026, o BC planeja lançar uma nova versão da Calculadora do Cidadão. A ferramenta serve para corrigir valores pela inflação ou taxa Selic acumulada em um determinado período, por exemplo.