Codelco e Grupo Adani selam acordo que aproxima Chile e Índia na exploração de cobre

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Codelco, maior produtora de cobre do mundo, e a Kutch Copper Ltd, subsidiária do Grupo Adani da Índia, assinaram um memorando de entendimento para exploração conjunta de três projetos de cobre no Chile. O acordo não vinculativo estabelece as bases para potencial desenvolvimento de minas nas regiões de Antofagasta e Atacama, próximas aos distritos de mineração de Sierra Gorda e Diego de Almagro, fortalecendo a cooperação entre Índia e Chile em minerais críticos.

Ambas as empresas destacam que a demanda global por cobre deve crescer 50% até 2040 devido à eletrificação e expansão da energia renovável. A parceria visa garantir o fornecimento de cobre a longo prazo para a crescente economia indiana, que demanda o metal para projetos de infraestrutura, veículos elétricos e energia limpa.

Para a Índia, a parceria representa uma alternativa estratégica para garantir a segurança de suprimento de um mineral essencial para seu rápido crescimento econômico, enquanto o Chile diversifica seus parceiros comerciais e atrai investimentos para seu setor de mineração. O memorando dá continuidade aos anúncios feitos anteriormente neste ano, quando as empresas já haviam acordado o fornecimento de concentrados de cobre para a moderna fundição que o Grupo Adani está construindo em Mundra, no oeste da Índia, com capacidade planejada de um milhão de toneladas por ano.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.