Comitê da Opep+ cobra cumprimento total de cortes de produção e pede planos de compensação

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um painel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) reforçou nesta segunda-feira, 28 a necessidade de que todos os países participantes do acordo de cooperação comecem a cumprir integralmente os cortes de produção de petróleo combinados. Em comunicado divulgado após a 61ª reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC, na sigla em inglês), o grupo afirmou ter analisado os dados de produção de maio e junho e “observado a conformidade geral” entre os países membros do cartel.

O comitê, no entanto, “reiterou a importância crítica de alcançar a conformidade total e a compensação” por desvios anteriores. Por isso, pediu que os países que não atingiram o nível exigido “apresentem planos de compensação atualizados ao Secretariado da Opep até 18 de agosto de 2025”.

A Opep também reiterou que continuará monitorando o cumprimento dos ajustes de produção acordados na cúpula da Opep+ realizada em 5 de dezembro de 2024, bem como dos cortes voluntários adicionais anunciados por alguns países na 52ª reunião do JMMC, em fevereiro deste ano.

Segundo a nota, o comitê “mantém a autoridade para convocar reuniões adicionais ou solicitar uma reunião ministerial”, conforme estabelecido no encontro de dezembro. A próxima reunião do JMMC está marcada para 1º de outubro de 2025.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.