Corinthians encara Cruzeiro no Mineirão em prévia da semifinal da Copa do Brasil
Embalado pela vitória por 3 a 1 no clássico com o São Paulo, o Corinthians desafia o Cruzeiro neste domingo, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo, válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, é uma prévia do confronto das semifinais da Copa do Brasil, marcada para dezembro. Até lá, o time alvinegro vai em busca dos três pontos para seguir com chances de se classificar para a Libertadores.
O Corinthians está na décima posição, com 45 pontos – mesma pontuação de Red Bull Bragantino (oitavo) e São Paulo (nono) – a oito do Bahia, time que abre o G-7, com 53. Faltando somente quatro jogos, a equipe do técnico Dorival Júnior precisa de uma campanha praticamente perfeita até o fim da competição, além de torcer contra os adversários diretos, para conseguir uma vaga na Libertadores.
Além do duelo com o Cruzeiro em Belo Horizonte, até o fim do Brasileirão o Corinthians enfrenta o Botafogo (casa), Fortaleza (fora) e Juventude (casa). Se a classificação não se concretizar, o time alvinegro ainda pode ir à Libertadores se conquistar a Copa do Brasil. Se o título também for para o Parque São Jorge, é importante terminar o mais longe possível em caso de G-8.
“Vamos atrás do nosso grande objetivo, estar em uma pré-Libertadores, classificar para a Libertadores. Tem mais quatro jogos que são quatro finais para nós”, disse Yuri Alberto após anotar dois gols contra o São Paulo na rodada anterior.
Dorival terá o retorno de Rodrigo Garro, suspenso contra o São Paulo por causa do terceiro cartão amarelo. A tendência é que Memphis Depay, que marcou um golaço no clássico, retome a condição de titular após iniciar o duelo com o rival no banco de reservas. O goleiro Hugo Souza continua tratando de lesão na coxa esquerda e tem chances mínimas de jogar. O retorno do volante Maycon também é incerto.
Pelo lado cruzeirense, o campeonato está praticamente decidido. Terceiro colocado, com 65 pontos, a equipe mineira não vence há duas partidas e dificilmente alcança o Palmeiras (69) e o líder Flamengo (71) até o fim do Brasileirão. É improvável também que a equipe perca posição para Mirassol (60), Botafogo (55) ou Fluminense (54). Já classificado para a Libertadores, o Cruzeiro precisa de somente um empate para se garantir na fase de grupos.
“Sei que é difícil, mas Flamengo e Palmeiras estão um pouco à frente. A gente vai lutar até o final, o Brasileirão é jogo atrás de jogo. Um vacilo ali, outra equipe vence, acaba que dá uma encurtada. Vamos dar a vida para sair com esse título”, comentou o centroavante Kaio Jorge, artilheiro isolado do campeonato com 19 gols, após o empate por 3 a 3 com o Juventude, na quinta-feira.
Para o jogo com o Corinthians, o técnico Leonardo Jardim terá os retornos de Matheus Pereira, Cristian e Arroyo, que cumpriram suspensão na rodada passada e devem começar entre os 11 iniciais.
O Cruzeiro não perde para o Corinthians desde 2015. De lá para cá foram oito jogos, com cinco vitórias para os mineiros e três empates. No primeiro turno, em Itaquera, o placar não saiu do 0 a 0.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO – Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Cristian, Matheus Pereira e Arroyo; Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
CORINTHIANS – Felipe Longo (Hugo Souza); Matheuzinho, João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, André Carrillo, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
ÁRBITRO – Alex Gomes Stefano (RJ).
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

