Decreto regulamenta regras e critérios do programa BR do Mar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou o decreto que regulamenta a regras e critérios de acesso ao Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, o BR do Mar. Em cerimônia nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a medida “vai reduzir custos logísticos de 20% a 60%, potencializando ainda mais o setor portuário brasileiro”.

O decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) estabelece que será considerada como sustentável a embarcação cujos uso e operação observem as dimensões ambiental e social, “priorizem o uso de fontes de energia menos poluentes e ambientalmente eficientes e que observem o trabalho digno e não discriminatório”.

O texto também traz as condições para afretamento de embarcações estrangeiras “por tempo para ampliação da frota” e “por tempo em substituição de embarcação de tipo semelhante em construção no País ou no exterior”. O decreto também contempla a contratação de embarcações estrangeiras “por tempo para atendimento exclusivo de contratos de transporte de longo prazo” e”por tempo para prestação exclusiva de operações especiais de cabotagem”.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.