Eletrobras inaugura linha de transmissão Manaus-Boa Vista

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Eletrobras informou que a Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista entrou em operação comercial no dia 16 de setembro de 2025, integrando o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional – SIN. Segundo comunicado ao mercado, o empreendimento contou com investimento de aproximadamente R$ 3,3 bilhões e possui 724 km de extensão de linhas de transmissão em 500kV, em circuito duplo.

O prazo da concessão é até 2051 e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 562 milhões, base setembro/2025. A concessionária Transnorte Energia (TNE), responsável pelo empreendimento, tem como acionistas a Eletrobras e Alupar, com participações de 64,6% e 35,4%, respectivamente.

O acordo de acionistas vigente prevê o aumento progressivo da participação da Eletrobras, conforme novos aumentos de capital e uma opção de compra que pode ser exercida a partir de agora, com a entrada em operação do empreendimento. Com a entrada em operação, a estimativa da empresa é que, inicialmente, haja uma redução de cerca de 280 mil toneladas de CO2 por ano, decorrentes da diminuição da geração não renovável.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.