Em crise, Vasco abre a semifinal do Carioca no clássico com o Fluminense no Nilton Santos
O clássico entre Vasco e Fluminense abre as semifinais do Campeonato Carioca, neste domingo, às 18 horas, no Estádio Nilton Santos. Enquanto o cruzmaltino está mergulhado numa crise, o tricolor tenta manter o ritmo forte que o levou ao título simbólico da Taça Guanabara, a fase de classificação do Estadual.
O jogo de volta será disputado no Maracanã, no outro domingo, dia 1º de março, com inversão de mando. O time que tiver o melhor saldo de gols agregado vai decidir o título com o vencedor do confronto entre Flamengo e Madureira, também em jogos de ida e volta.
Além da pressão da torcida, a direção vascaína optou por deixar o estádio de São Januário e mandar o clássico no Engenhão visando a maior presença de público e uma melhor arrecadação.
O Vasco avançou às semifinais em confronto equilibrado. Nas quartas de final, venceu o Volta Redonda nos pênaltis, após empate por 1 a 1 em São Januário. Apesar da classificação, o clube vive momento turbulento dentro e fora de campo, com os maus resultados, com uma forte pressão da torcida em cima do técnico Fernando Diniz e também dos jogadores. O meia Philippe Coutinho, sua maior estrela, não suportou, alegou ter encerrado seu ciclo no clube e pediu rescisão de contrato.
Fernando Diniz continua apostando numa evolução do time, principalmente, a melhora das finalizações. Ele deve promover a entrada do colombiano Jhojan Rojas, depois que o colombiano se destacou nos últimos jogos. O centroavante Cláudio Spinelli também tem grande chance de começar jogando. Ele deve entrar no lugar de Brenner e formar o ataque ao lado de Andrés Gómez e Nuno Moreira.
O técnico vascaíno até antecipou as razões pelas possíveis mudanças. “Eu coloco em campo quem eu acho que vai fazer o melhor Vasco. Spinelli entrou bem, não só pelo gol, mas mostrou muita disposição. O Rojas entrou bem de novo. É um atleta que já jogou de titular e vai ganhando condição como aconteceu com o Andrés Gómez no início da trajetória dele no clube. A tendência é que os dois continuem recebendo oportunidades”, destacou o treinador.
O volante Thiago Mendes sentiu dores no joelho direito durante um treino desta semana e não tem sua presença garantida no confronto. Ele continua no departamento médico e pode ser substituído por Hugo Moura.
O Fluminense chega às semifinais em alta, após vencer o Bangu por 3 a 1 e garantir a classificação com segurança. Manteve a boa fase e alcançou o título da Taça Guanabara. O tricolor aposta na sequência de bons resultados para abrir vantagem já no primeiro jogo e manter o ritmo na briga pelo título.
O técnico Luis Zubeldia deve recompor seu time, dentro do planejamento físico. O lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Jemmes, o meia Lucho Acosta e o atacante Kevin Serna devem entrar nas vagas de Guga, Ignácio, Ganso e Savarino, respectivamente.
O volante Nonato se recuperou de uma lesão na coxa direita e pode ser novidade no banco de reservas. Por outro lado, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, em tratamento de uma entorse no tornozelo esquerdo, deve ser preservado.
O centroavante Germán Cano, ídolo da torcida e que atuou pelo Vasco em 2020 e 2021, está recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo e voltou a treinar com o grupo no CT Carlos Castilho. Mas continua fora em busca da forma física ideal.
Zubeldía projetou o clássico e pediu atenção total ao elenco. O argentino relembrou o encontro das times na semifinal da Copa do Brasil do ano passado, quando o Vasco saiu vitorioso na disputa por pênaltis.
“Temos que reconhecer que o Vasco é uma equipe forte, muito bem treinada pelo Fernando Diniz, e não podemos vacilar nesta semifinal, como aconteceu no ano passado. É um time que vem crescendo, mesmo com alguns resultados negativos”, disse Zubeldía.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE
VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Hugo Moura, Cauan Barros e Jhojan Rojas; Nuno Moreira, Spinelli e Andrés Gómez. Técnico: Fernando Diniz.
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Jemmes, Freytes e Renê; Facundo Bernal, Martinelli e Lucho Acosta; Canobbio, John Kennedy e Kevin Serna. Técnico: Luís Zubeldía.
ÁRBITRO – Jodis Nascimento de Souza.
HORÁRIO – 18h.
LOCAL – Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

