Embraer e Mahindra anunciam planos para instalação de MRO na Índia para atender o C-390

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Embraer e o Mahindra Group anunciaram nesta quinta-feira, 19, planos para estabelecer uma instalação de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO, na sigla em inglês) na Índia para o C-390 Millennium, caso a plataforma multimissão seja selecionada no programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana (IAF).

Em nota à imprensa, a fabricante brasileira lembra que as duas empresas assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica (SCA, em inglês) em outubro de 2025 para produzir a aeronave de transporte militar de multimissão C-390 Millennium na Índia. A colaboração entre a Embraer e o Mahindra Group visa apoiar o programa MTA da Força Aérea Indiana, com planos de estabelecer fabricação local da aeronave e fortalecer a iniciativa “Make in India”.

O C-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar com capacidade de carga útil de até 26 toneladas. É capaz de executar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, lançamentos aéreos, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. A aeronave pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas e pode ser configurada para reabastecimento em voo, tanto para abastecer quanto para ser reabastecida.

Segundo a Embraer, a iniciativa reforça o compromisso conjunto das empresas em posicionar o C-390 Millennium como uma solução robusta para as futuras necessidades de aeronaves de transporte de médio porte na Índia.

A proposta de instalação de um MRO deve oferecer um conjunto completo de serviços, incluindo manutenção básica e pesada, inspeções e testes estruturais, reparo e revisão de componentes, suporte de aviônicos e treinamento.

Embora o objetivo principal seja apoiar a frota da Força Aérea Indiana, a Embraer também está avaliando o potencial para que a Índia atue como um hub regional de MRO, fornecendo serviços de sustentação para outros operadores do C-390 Millennium no futuro.

O C-390 Millennium já foi selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria, Coreia do Sul, Usbequistão, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.