EUA acusam hackers ligados à China de invadir agências federais, Fed e Senado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os Estados Unidos acusam um grupo de hackers chineses de invadir diversas agências federais norte-americanas, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e o Senado, em comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça (DoJ, no sigla em inglês) e FBI. As autoridades norte-americanas afirmam que conseguiram interromper os sistemas utilizados para atingir a infraestrutura crítica de Washington e outras redes sensíveis.

Em nota, os EUA afirmam que o grupo “QTFY”, apoiado pelo governo da China, empregou as plataformas “Qscan” e “QTRouter”, da empresa de tecnologia Nanjing Xinjiuwei, para as atividades de invasão e ciberataque.

Entre as agências federais atingidas pela operação estão: Nasa, Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês), Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Institutos Nacionais de Saúde e o próprio DoJ.

“Hackers maliciosos financiados pelo Estado alvejando infraestrutura crítica americana serão parados e processados”, afirmou o procurador-geral Todd Blanche. “Investigamos e desativamos softwares maliciosos da República Popular da China, em uma série de operações técnicas para desmantelar as atividades patrocinadas pelo Estado.”

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.