EUA: Democrata Abigail Spanberger é eleita governadora da Virgínia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A democrata Abigail Spanberger foi eleita nesta terça-feira governadora da Virgínia, Estado localizado na costa leste dos Estados Unidos, ao derrotar a republicana Winsome Earle-Sears. Com a vitória, Spanberger se torna a primeira mulher a comandar o Estado e dá aos democratas um impulso político antes das eleições legislativas de 2026.

Ex-agente da CIA e ex-deputada federal, Spanberger, de 46 anos, venceu com uma campanha centrada em questões econômicas e na defesa dos direitos reprodutivos, em contraste com as políticas do presidente americano, Donald Trump. Ela sucederá o republicano Glenn Youngkin, revertendo o controle partidário do governo estadual.

A adversária, Earle-Sears, de 61 anos, teria sido a primeira mulher negra a governar um Estado americano. A derrota marca novo revés para republicanos alinhados ao trumpismo. Com a vitória, Spanberger poderá contar com maioria democrata no Legislativo estadual, o que pode facilitar a aprovação de sua agenda.

(Fonte: Associated Press).

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.