EUA dizem que comentários sobre Israel e Oriente Médio foram tirados de contexto
O clima de tensão no Oriente Médio continua neste domingo, depois que o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, afirmou que Israel tem direito a grande parte da região. Os países árabes e muçulmanos se opuseram às declarações. O governo americano disse que as declarações foram tiradas de contexto.
Um porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no país disse neste domingo que os comentários de Huckabee foram tirados de contexto e que não há mudança nas políticas dos EUA em relação a Israel.
Huckabee falou em uma entrevista ao comentarista conservador Tucker Carlson que foi ao ar na sexta-feira. Carlson disse que, de acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão receberiam terras que hoje incluiriam essencialmente todo o Oriente Médio, incluindo partes da Jordânia, Síria, Iraque e Líbano modernos. Ele citou o capítulo 15 de Gênesis e perguntou a Huckabee se Israel tinha direito a essa terra.
Huckabee respondeu: “Seria bom se eles tomassem tudo.” Na entrevista, Huckabee acrescentou: “Eles não estão pedindo para voltar e tomar tudo isso, mas estão pedindo para pelo menos tomar a terra que agora ocupam, onde agora vivem, que agora possuem legitimamente, e é um refúgio seguro para eles.” Ele acrescentou que Israel não está tentando tomar a Jordânia, Líbano, Síria ou Iraque, mas está tentando proteger seu próprio povo.
Uma declaração conjunta neste domingo de Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Indonésia, Paquistão, Turquia, Síria, Kuwait, Líbano, Omã, os territórios palestinos e vários órgãos governamentais árabes chamou os comentários de Huckabee de “perigosos e inflamados” e que colocam em risco a estabilidade da região.
“Essas declarações contradizem diretamente a visão apresentada pelo Presidente dos EUA, Donald J. Trump… baseada em conter a escalada e criar um horizonte político para um acordo abrangente que garanta ao povo palestino seu próprio estado independente”, dizia a declaração.
Huckabee, um cristão evangélico e forte apoiador de Israel e do movimento de assentamentos na Cisjordânia, há muito se opõe à ideia de uma solução de dois estados para Israel e o povo palestino.

