EUA: membro do Fed diz acreditar que agora é hora de começar a elevar gradualmente os juros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Minneapolis, Neel Kashkari, disse nesta quarta-feira (5) acreditar que este é o momento de começar a elevar gradualmente as taxas de juros, em meio à alta da inflação associada à guerra no Oriente Médio.

“Não estou defendendo um aumento drástico nos juros”, enfatizou o dirigente em entrevista à CNBC. “Meu objetivo não é desacelerar a economia, meu objetivo é reduzir a inflação.” Segundo ele, a maior parte da inflação recente se deve a choques de oferta, somados a alguns fatores de demanda.

Sobre a força-tarefa de comunicação instituída pelo presidente do Fed, Kevin Warsh, Kashkari afirmou que, em última instância, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) precisa definir a melhor estratégia de comunicação e que não acredita existir um “número mágico” de reuniões de política monetária. O The New York Times informou na sexta-feira, 31, citando fontes, que Warsh está considerando reduzir o número de reuniões do banco central americano.

Kashkari, juntamente com a presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack, e a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, votou por uma alta de juros de 25 pontos-base na decisão da semana passada, que manteve as taxas inalteradas.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.