Expectativas de inflação nos EUA crescem a 3,4% no horizonte de 1 ano, diz Fed de NY
As expectativas medianas de inflação aumentaram ligeiramente de 3,2% para 3,4% em dezembro, no horizonte de um ano à frente, informou o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York nesta quinta-feira, 8. As perspectivas de três e cinco anos continuaram inalteradas, em 3% ambas.
As expectativas médias de desemprego – ou a probabilidade média de que a taxa de desemprego dos EUA será maior daqui a um ano – caíram 0,3 ponto porcentual (pp) no mês passado, para 41,8%, de acordo com o Fed de Nova York.
A probabilidade média percebida de encontrar um emprego caiu 4,2 pp, para 43,1%, enquanto a probabilidade média percebida de perder o emprego nos próximos doze meses subiu 1,4 pp, de 13,8% para 15,2%.
As percepções sobre o acesso ao crédito em comparação a um ano atrás sofreram deterioração, enquanto as expectativas para o próximo ano sobre a situação financeira das famílias melhoraram, com uma menor parcela de famílias relatando uma situação financeira pior e uma parcela maior de famílias relatando uma situação financeira melhor.

