Explosão em cidade do Irã mata criança e fere outras 14 pessoas antes de exercício naval

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma criança morreu e outras 14 pessoas ficaram feridas após uma explosão atingir um prédio residencial neste sábado, 31, na cidade portuária iraniana de Bandar Abbas. A explosão ocorreu um dia antes de um exercício naval planejado pelo Irã no Estreito de Ormuz, passagem do Golfo Pérsico por onde passa um quinto de todo o petróleo negociado no mundo.

O exército dos Estados Unidos já havia alertado o Irã para não ameaçar seus navios de guerra ou o tráfego comercial no Estreito de Ormuz, onde Bandar Abbas está localizada. A televisão estatal iraniana citou um oficial local dos bombeiros, que atribuiu a explosão a um vazamento de gás.

Outra explosão, também atribuída a um vazamento de gás na cidade de Ahvaz, no sudoeste do país, matou cinco pessoas, de acordo com a mídia estatal.

As explosões ocorreram em meio à escalada das tensões entre Irã e Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, ameaçou lançar um ataque militar ao país, em resposta à morte de manifestantes pacíficos ou da possível execução em massa dos cidadãos detidos nas recentes manifestações iranianas.

Ali Larijani, oficial de segurança no Irã, escreveu na rede social X que “os arranjos estruturais para negociações estão progredindo”. No entanto, não há sinal público de conversas com os Estados Unidos, o que foi repetidamente descartado pelo lider supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Fonte: Associated Press

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.