Fed propõe cálculo da média de resultado dos testes de estresse ao longo de 2 anos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Federal Reserve anunciou a abertura de uma consulta pública sobre propostas de mudanças dos testes de estresse que aplica às instituições financeiras. A iniciativa faz parte do compromisso do conselho do Banco Central americano de promover alterações na forma como mede a resiliência dos bancos em um cenário hipotético de recessão severa.

Os resultados dos testes ajudam a determinar o montante de capital que os grandes bancos devem manter para absorver perdas em situações determinadas.

Uma das propostas de mudança prevê o cálculo da média dos resultados dos testes de estresse ao longo de dois anos consecutivos para amenizar as variações anuais nos requisitos de capital, informou o Fed em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Além disso, a proposta adiaria a data de vigência anual do requisito de reserva de capital para estresse de 1 de outubro para 1 de janeiro do ano seguinte. Segundo o Fed, esse calendário daria aos bancos mais tempo para se ajustarem aos seus novos requisitos de capital.

Por fim, a proposta faria alterações específicas para agilizar a coleta de dados relacionados aos testes de estresse pelo conselho.

Ainda este ano, o Fed pretende propor mudanças adicionais para aumentar a transparência do teste de estresse, informou a instituição. Essas mudanças incluem a divulgação e a solicitação de comentários públicos sobre os modelos que determinam as perdas e receitas hipotéticas dos bancos sob estresse.

Os comentários sobre a proposta devem ser enviados 60 dias após a publicação no Federal Register, o equivalente ao Diário Oficial americano.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.