Flamengo quer rebaixar Sport para pressionar o Palmeiras na briga pelo título do Brasileirão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A briga pela liderança e título do Campeonato Brasileiro terá um capítulo importante neste sábado, envolvendo jogos atrasados. Às 18h30, o Flamengo visitará o Sport na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), em duelo da 12ª rodada, adiado por conta da participação do clube carioca na Copa do Mundo de Clubes, em junho. Em situação completamente diferente, o time pernambucano pode ter seu rebaixamento confirmado matematicamente.

O Flamengo briga ponto a ponto com o Palmeiras pelo título. Ambos têm 68 pontos após a última rodada, em que o Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 e o Palmeiras perdeu para o Mirassol por 2 a 1. O time paulista lidera porque tem uma vitória a mais: 21 a 20.

Se vencer ou empatar, o Flamengo assume provisoriamente a liderança, pressionando o Palmeiras, que joga logo depois, às 21h, diante do Santos, na Vila Belmiro, em jogo atrasado da 13ª rodada. Os dois times rivais também vão decidir o título da Copa Libertadores no próximo dia 29, em Lima, no Peru.

Para montar o time, porém, o técnico Filipe Luís terá nada menos do que 12 desfalques. Por se tratar de Data Fifa, Vinã, Varela, Arrascaeta, Plata, Carrascal, Danilo e Alex Sandro estarão com suas seleções nacionais.

O departamento médico, que já tinha Allan, Jorginho, Léo Ortiz e Pedro, ainda ganhou De La Cruz. O meia não teve lesão confirmada, mas será poupado para evitar sobrecarga. Assim, alguns destaques da base foram relacionados como, por exemplo, o zagueiro João Victor, que pode até mesmo ser titular, embora Cleiton também seja opção.

A boa notícia fica por conta do atacante Bruno Henrique, absolvido do gancho de 12 jogos por supostamente ter forçado um cartão amarelo. A segunda instância do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou uma multa de R$ 100 mil ao jogador, mas o liberou para atuar.

A comissão técnica ligou o sinal de alerta para os gols sofridos, já que levou quatro nos últimos dois jogos. O técnico Filipe Luís, porém, analisou de uma forma tranquila. “Todos os erros que cometemos, tentamos corrigir durante a semana. Os gols não estão se repetindo da mesma forma, não existe um padrão. Jogos diferentes, adversários diferentes, marcações e posturas diferentes. Não vou ser sempre o dominador dos encontros.”

O Sport, que já tem o seu destino praticamente definido há várias rodadas, pode ser rebaixado matematicamente. Há dez jogos sem vencer, sendo sete derrotas, cinco delas seguidas nos últimos jogos, ocupa a lanterna (20º) com apenas 17 pontos e duas vitórias.

O time pernambucano só pode chegar a 35 e oito triunfos, justamente o que o Vitória, primeiro fora da zona de rebaixamento (Z-4), em 16º, já possui. E, mesmo se vencer, poderá ser rebaixado ainda no sábado, em caso de vitória do Santos.

Sem suspensos ou novos desfalques, o técnico interino César Lucena deve repetir a escalação do último jogo, quando levou a virada do Atlético-MG por 4 a 2, após abrir 2 a 0. O volante Pedro Augusto e o lateral-esquerdo Igor Cariús, que se recuperam de lesões, estão fora, assim como o atacante Derik, afastado por indisciplina, e o volante Zé Lucas, com a seleção brasileira sub-17.

Fora de campo, o presidente Yuri Romão já informou que só fica até o fim do ano e que convocará eleições para decidir um novo dirigente para 2026, que seria seu último ano. No fim de 2026, novas eleições devem ser feitas para os três anos seguintes.

Apesar da situação indigesta, César Lucena vê como uma oportunidade para a sequência de sua carreira. “A gente fica triste, mas é um período de aprendizagem e de saber lidar com esses momentos. Enxergo uma oportunidade de fazer o meu trabalho e mostrar as minhas capacidades.”

FICHA TÉCNICA

SPORT X FLAMENGO

SPORT – Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Lucas Kal e Lucas Lima; Léo Pereira, Matheusinho e Pablo. Técnico: César Lucena (interino).

FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, João Victor (Cleiton), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar e Saúl; Luiz Araújo, Bruno Henrique, Samuel Lino e Everton Cebolinha. Técnico: Filipe Luís.

ÁRBITRO – Rafael Rodrigo Klein (RS).

HORÁRIO – 18h30.

LOCAL – Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.