Gilmar Mendes elogia Jorge Messias e ressalta atuação da AGU no tarifaço dos EUA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira, 25, que o advogado-geral da União, Jorge Messias, é capaz de assumir a vaga aberta no Supremo com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Além do elogio a Messias, Gilmar Mendes destacou o papel da Advocacia-Geral da União (AGU) no manejo da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, que resultou na imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente norte-americano Donald Trump.

“O que eu tenho dito é que Jorge Messias tem se revelado um advogado-geral extremamente diligente e extremamente capaz de dialogar com as instituições. Nessa crise que passamos com os Estados Unidos e em todo esse contexto, talvez ele tenha sido o interlocutor mais pronto por parte do governo”, afirmou Gilmar durante evento em Roma, na Itália.

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Jorge Messias para ocupar a vaga deixada por Barroso, e o indicado agora aguarda a sabatina no Senado Federal, que foi marcada para o dia 10 pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os próximos passos para que Messias assuma o cargo incluem a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Após essa etapa, seu nome precisará ser aprovado por, no mínimo, 41 senadores no plenário.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.