Goiás derrota o Cuiabá fora de casa e ‘dorme’ no G-4 da Série B

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Goiás segue vivo na briga por uma vaga no Brasileirão de 2026. Depois de oscilar, voltou a frequentar o grupo de acesso – mesmo que momentaneamente – da Série B do Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Cuiabá nesta sexta-feira, por 1 a 0, na Arena Pantanal, e agora torce contra os concorrentes para seguir entre os quatro primeiros.

O Goiás fez um jogo de paciência, no melhor estilo Fábio Carille. Reativo, pouco foi ofensivo, mas foi certeiro quando teve uma das raras aparições no ataque, quando Rafael Gava, em belíssima cobrança de falta, deu a vitória aos goianos.

Com o resultado, o Goiás chegou a 58 pontos, em terceiro lugar, empatado com a vice-líder Chapecoense, e o Remo, quarto colocado. Para seguir no grupo de acesso, terá que torcer por tropeços de Athletico-PR, Novorizontino e Criciúma, que atuam no fim de semana contra Volta Redonda, Remo e Atlético-GO, respectivamente. Já o Cuiabá ocupa a 11ª colocação, com 50 pontos e não tem mais chances de acesso, porém não corre nenhum risco de rebaixamento e irá cumprir tabela até o fim da Série B.

O Cuiabá iniciou pressionando a saída de bola, não deixando o adversário avançar do meio de campo. Quando tinha a posse de bola, era agressivo e arriscava ao gol quando tinha espaço. Mateusinho cobrou falta forte, a bola desviou e explodiu no travessão. Depois, Calebe cruzou, a bola pegou efeito e quase encobriu Tadeu.

O Goiás se mostrava pouco interessado, trocando muitos passes com paciência e pouco ofensivo. Só foi se aventurar no campo de ataque na reta final e foi certeiro. Aproveitando a rara oportunidade, Rafael Gava cobrou falta com categoria, no ângulo, para abrir o placar aos 43 minutos e dar a vitória parcial aos goianos.

Na volta do intervalo, o Cuiabá seguiu com uma postura agressiva, mas esbarrava em um Goiás recuado, sem ceder espaços e na espreita pelo contra-ataque. Quando teve chance, Juan Christian tirou tinta da trave. Na sequência, Safira recebeu livre na área e finalizou longe do gol.

Com o passar do tempo, o time goiano foi recuando ainda mais e se desfazia da bola, deixando os donos da casa ensaiar uma pressão. O time se saía bem, afastando cruzamentos e bloqueando chutes que tinham endereço. Na reta final, o Goiás teve paciência para neutralizar as últimas investidas do Cuiabá e garantiu a vitória fora de casa.

A dupla volta a campo no próximo domingo (dia 16), às 16h30. O Goiás tem confronto direto contra o Novorizontino, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO), enquanto o Cuiabá visita o América-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

FICHA TÉCNICA

CUIABÁ 0 X 1 GOIÁS

CUIABÁ – Luan Polli; Mateusinho (Victor Barbara), Calebe, Nathan (Gabriel Mineiro) e Marcelo Henrique (Juan Christian); Denilson, De Lucca, David Miguel e Max; Alejandro Martínez (Alisson Safira) e Carlos Alberto (Nathan Cruz). Técnico: Eduardo Barros.

GOIÁS – Tadeu; Lucas Ribeiro, Anthony (Murilo Anthony) e Titi; Willean Lepo (Fábio), Juninho, Rafael Gava (Baldória) e Moraes; Jajá (Pedrinho), Anselmo Ramon (Brayann) e Wellinton. Técnico: Fábio Carille.

GOL – Rafael Gava, aos 43 minutos do primeiro tempo.

CARTÃO AMARELO – David Miguel.

ÁRBITRO – Afro Rocha de Carvalho Filho (PB).

RENDA – R$ 19.055,00.

PÚBLICO – 2.517 torcedores.

LOCAL – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.