Governo pretende realizar leilão da Estrada de Ferro 118 ainda esse ano, diz ministro
O Ministério dos Transportes pretende promover o leilão da Estrada de Ferro 118 ainda em 2025, segundo o ministro responsável pela pasta, Renan Filho. “Esperamos fazer o certame no segundo semestre e levar mais dois ou três leilões ferroviários para o ano que vem”, afirmou.
Com extensão de 575 quilômetros, a ferrovia EF-118 pretende conectar os municípios de Nova Iguaçu (RJ) e Santa Leopoldina (ES), promovendo a integração da malha ferroviária do Sudeste.
Da extensão total, o trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta deverá ser construído pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada das suas ferrovias, e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
“Os investimentos em ferrovias são robustos e, muitas vezes, não conseguem ficar de pé só com o investimento privado, enquanto temos restrições para os aportes públicos”, disse Renan Filho. “Por isso, precisamos de soluções inovadoras”, complementou.
Ainda no setor ferroviário, Renan Filho falou sobre as discussões para renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FAC). Segundo o ministro, o processo está em reta final. “Iremos bater, em breve, o martelo pela renovação ou encaminhamento para a licitação e leilão”, explicou.