Haddad diz estar confiante que ano fecha com IPCA um pouquinho melhor que previsões de mercado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que está mais confiante do que o mercado financeiro na queda da inflação, após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira, 9, mostrar alta nos preços de 0,43% em abril, praticamente em linha com as previsões dos economistas.

“O IPCA está em linha com o que estava projetado. Estou confiante que nós vamos terminar o ano um pouquinho melhor do que as previsões. E o ano que vem, numa situação mais confortável”, comentou o ministro, ao deixar um evento na B3.

Em relação às projeções de mercado, divulgadas no boletim Focus do Banco Central, Haddad disse que está “mais confiante” no arrefecimento da inflação até o fim do ano.

A alta de 0,43% registrada pelo IPCA em abril foi o resultado mais elevado para o mês desde 2023, quando havia subido 0,61%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Em março, o IPCA subiu 0,56%. Em abril de 2024, a taxa tinha sido de 0,38%.

Como consequência, a taxa acumulada em 12 meses acelerou pelo terceiro mês consecutivo, passando de 5,48% em março de 2025 para 5,53% em abril de 2025.

A taxa em 12 meses é a mais alta desde fevereiro de 2023, quando estava em 5,60%.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.